Nesta sexta-feira (12), A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), confirmou que a nova variante do coronavírus foi encontrada em mais cinco estados do Brasil. Assim, a nova cepa já está presente no Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina e .

As informações foram divulgadas em nota publicada pela fundação. As secretarias estaduais de Saúde da , do e de Pernambuco já confirmaram oficialmente os casos da nova variante.

De acordo com a Fiocruz, até o momento não há dados que relacionem a cepa com quadros mais graves da doença. Ou seja, não é possível afirmar que essa mutação do vírus é mais grave.

Entretanto, no Reino Unido e na do Sul, a variante se mostrou muito mais transmissível. A pesquisadora dO IOC (Instituto Oswaldo Cruz), Paola Cristina Resende, destacou que é importante lembrar que a variante já foi associada a casos de reinfecção no Brasil. “Por isso, é fundamental a continuidade das medidas de prevenção, como a utilização de máscara de proteção, a higienização frequente das mãos e evitar aglomerações”, recomendou.