Pular para o conteúdo
Brasil

Bolsonaro: Enem ‘ainda’ teve ‘questão de ideologia’, mas está mudando

Em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro voltou a negar interferência do Governo
Arquivo -
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu neste domingo (21)
O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu neste domingo (21)

Após dizer na semana passada que o Exame Nacional do Ensino Médio () começa a ter “a cara do governo”, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira, 22, que a prova “ainda” teve “questão de ideologia”. O primeiro dia da avaliação teve questões sobre luta de classes, desigualdade de gênero, racismo e povos indígenas.

Bolsonaro disse que se o ministro da Educação, , pudesse interferir no teste, isso não teria ocorrido. “Estão acusando o ministro Milton de ter interferido na elaboração das provas. Se ele tivesse essa capacidade, não teria nenhuma questão de ideologia nesse Enem agora, que teve ainda”, disse ele a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência.

O Enem foi realizado em meio à crise de servidores do Inep. Eles afirmam que houve pressão para a troca de questões da prova.

Aos apoiadores, Bolsonaro relatou ser obrigatório “aproveitar bancos de dados de anos anteriores” para elaborar o Enem. Segundo o presidente, porém, o cenário está mudando.

“Você é obrigado a aproveitar isso daí. Agora, dá para mudar? Já está mudando. Vocês não viram mais a linguagem de tal tipo de gente com tal perfil. Não existe isso daí”, afirmou. “A linguagem, o que o cara faz entre quatro paredes é problema dele Agora, não tem mais aquilo. A linguagem neutra não sei de quê. Não tem mais.”

A declaração de Bolsonaro foi ao encontro da declaração do ministro da Educação na noite de domingo, 21. Depois do primeiro dia de provas, Milton Ribeiro negou interferência do governo no conteúdo da prova. Para ele, se houvesse interferência, algumas questões poderiam nem estar no teste.

O ministro disse que “tentaram politizar a prova” e as questões do teste mostraram que não “tinham cabimento” denúncias sobre interferência no conteúdo. Indagado depois sobre quais questões seriam retiradas, não detalhou. “Quis salientar que, se dependesse de uma visão radical, de que o governo é radical, existem questões que tocam alguns temas que numa visão mais conservadora são mais caros ao nosso governo.”

O Estadão apurou que o item sobre luta de classes, com texto do alemão Friedrich Engels, coautor do Manifesto Comunista, chegou a ser retirado da prova após uma “leitura crítica” feita no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo exame. Depois, voltou a compor as questões do exame deste domingo. afirmaram que o Enem deste ano seguiu o modelo de edições anteriores.

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, 21, teve 26% de abstenção. Compareceram à prova apenas 2,3 milhões de candidatos — em edições anteriores, o Enem recebia o dobro de candidatos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Abre e fecha

Homem agride companheira que recusou sair com ele à noite porque estava bêbado

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 8 milhões no próximo sorteio

Juíza de futebol registra B.O. por perseguição contra técnico que não aceita mulher apitar jogo

Notícias mais lidas agora

Prefeitura decreta situação de emergência na saúde e UPAs serão usadas para internação em Campo Grande

Após decreto de emergência, vacina contra a gripe será liberada para toda a população de Campo Grande

Acordo da JBS com MPMS pode enterrar ação contra mau cheiro em Campo Grande

Homem é levado à Delegacia após denúncias de cárcere privado contra a mulher e dois filhos

Últimas Notícias

Trânsito

Carreta carregada com soja tomba e motorista fica ferido na MS-156

O motorista foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros

Polícia

Bolivianos são presos em ônibus que havia saído da Capital com cocaína em SP

Com dois bolivianos, foram encontradas cápsulas de cocaína no estômago

Polícia

Em perseguição, homem é preso com Hilux furtada e entorpecentes na Capital

O veículo havia sido furtado no estado de Minas Gerais

Cotidiano

Domingo em MS será com possibilidades de chuvas e formação de ciclone

Na Capital são previstas mínimas entre 22°C e 23°C