Regras para empréstimos a aposentados e pensionistas são alteradas pelo INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou novas mudanças referentes as regras de empréstimos para aposentados e pensionistas que estão com validade de estado de calamidade, decretado no país até 31 de dezembro. Com a alteração, fica permitido o desbloqueio para consignados em 30 dias após a concessão do benefício. Conforme a alteração, o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou novas mudanças referentes as regras de empréstimos para aposentados e pensionistas que estão com validade de estado de calamidade, decretado no país até 31 de dezembro. Com a alteração, fica permitido o desbloqueio para consignados em 30 dias após a concessão do benefício.

Conforme a alteração, o desbloqueio acontece por meio de uma pré-autorização, que é um instrumento necessário para que as informações pessoais do segurado fiquem acessíveis e o contro seja formalizado. O procedimento é feito pela internet.

As instituições financeiras ou de previdência poderão conceder prazo de carência para começar a descontar a primeira parcela do benefício. Ainda de acordo com o INSS, o o pagamento de empréstimos nas modalidades consignação e retenção passa a ser de 90 dias a partir da vigência do contrato.

Ainda, as novas regras permitem que o limite máximo concedido no cartão de crédito para o pagamento de despesas passe de 1,4 para 1,6 vez o valor mensal do benefício, ou seja, para cada R$ 1.000 de benefício, o segurado poderá realizar operações de até R$ 1.600.

Conteúdos relacionados

lula