O deputado Osmar Terra teve uma conversa com o ministro Lorenzoni sobre as ações do e o ministro , na manhã desta quinta-feira (9). O conteúdo se tornou público porque a troca de ideias aconteceu enquanto uma ligação de um repórter do canal CNN Brasil para o celular de Terra captava a conversa do ministro com o deputado.

O diálogo de 14 minutos começou com comentários gerais sobre o governo de Bolsonaro e como cada um deles via situações ligadas à pandemia de coronavírus no Brasil. Quando a relação entre o presidente e o Ministério da Saúde virou o assunto, opiniões mais específicas vieram a tona. Onyx afirma que “teria cortado a cabeça” de Mandetta e Terra afirma “Eu ajudo, Onyx”.

Terra: É complicado mexer no governo por que ele tá…
Onyx: Ele (Mandetta) não tem compromisso com nada que o Bolsonaro está fazendo.
Terra: E ele (Mandetta) se acha.
Onyx: Eu acho que (Bolsonaro) deveria ter arcado (com as consequências de uma demissão)…
Terra: O ideal era o Mandetta se adaptar ao discurso do Bolsonaro.
Onyx:Uma coisa como o discurso da quarentena permite tudo. Se eu tivesse na cadeira (de Bolsonaro)… O que aconteceu na reunião eu não teria segurado, eu teria cortado a cabeça dele…
Terra: Você viu a fala dele depois?
Onyx: Ali para mim foi a pá de cal. Eu já não falo com ele (Mandetta) há dois meses. Aí acho que é xadrez. Se ele sai vai acabar indo para a secretaria do Doria.
Terra: Eu ajudo, Onyx. E não precisa ser eu o ministro, tem mais gente que pode ser.

Osmar Terra é médico e foi cotado para assumir o cargo de Mandetta no começo da semana, quando os bastidores de Brasília indicavam que o presidente Bolsonaro havia tomado a decisão de demitir o ministro da Saúde.

Onyx é do mesmo partido de Mandetta, mas não se mostrou muito favorável ao panorama atual de enfrentamento ao covid-19. O deputado Osmar Terra é ideologicamente mais próximo a Bolsonaro e já se manifestou diversas vezes a favor da flexibilização da quarentena.

No início do ano, Terra foi retirado por Bolsonaro do Ministério da Cidadania e Onyx, que estava na Casa Civil, foi colocado no seu lugar.