População que se declara preta cresce 14,9% no Brasil em 4 anos, aponta IBGE

Pesquisa mostra que população idosa segue aumentando

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pesquisa mostra que população idosa segue aumentando

Entre 2012 e 2016, o número de brasileiros que se autodeclaram pretos aumentou 14,9% no país. No mesmo período, também cresceu a quantidade dos que se consideram pardos, enquanto diminuiu o percentual de brancos na população. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, em 2012, quando a população do país era estimada em 198,7 milhões de pessoas, os brancos eram maioria (46,6%), os pardos representavam 45,3% do total, e os pretos, 7,4%.

Já em 2016, a população saltou para 205,5 milhões de habitantes (aumento de 3,4%), e os brancos deixaram de ser maioria, representando 44,2% (queda de 1,8%). Os pardos passaram a representar a maior parte da população (46,7%) –aumento de 6,6%– e os pretos são agora 8,2% do total de brasileiros.

Dois fatores podem explicar o crescimento da população preta, conforme a gerente da pesquisa, Maria Lúcia Vieira. “O primeiro é o aumento da fecundidade entre pessoas negras. O segundo é o aumento de pessoas que passaram a se reconhecer na cor preta”, apontou.

Maria Lúcia enfatizou que a cor é autodeclarada pelo morador, que é entrevistado em casa pelo pesquisador do IBGE.

“Quando estamos falando de pessoas miscigenadas, elas vão se declarar de acordo com aquilo que elas se identificam mais”, disse Maria Lúcia, do IBGE.

“A experiência que a gente tem com os pesquisadores é que esse tema da cor pode causar até um estranhamento no momento da entrevista”, completou a pesquisadora.

O fato de a população parda ter ultrapassado a branca, disse a pesquisadora, tem a ver com o perfil de fecundidade da população. “Na medida em que as pessoas vão se unindo e se reproduzindo, esses casais que têm cor diferente geram filhos pardos. É natural este aumento”, disse.

Conforme mostra o gráfico a seguir, a Região Norte do país é a que concentra o maior percentual de pardos. Os negros são maioria no Nordeste, e os brancos têm o maior percentual na Região Sul.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados