Golpe do vale-presente no WhatsApp atinge mais de 400 mil pessoas

Nem todos que receberam as mensagens tiveram seus celulares contaminados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nem todos que receberam as mensagens tiveram seus celulares contaminados

A promessa de um vale-presente na rede de cosméticos e perfumes O Boticário é a mais nova armadilha que circula no WhatsApp. Em uma estimativa da empresa de segurança digital, Psafe, a mensagem do golpe para roubar dados dos usuários chegou a mais de 400 mil pessoas em poucos mais de 2 dias de sua detecção na rede social. As informações são do site Uol.

De acordo com a Psafe, nem todos que receberam a mensagem maliciosa tiveram seus celulares infectados. Conforme o site, a rede O Boticário confirmou que a promoção é falsa e que está adotando as providências cabíveis em relação ao golpe. A empresa ainda informou que, no caso de dúvidas, os usuários podem procurar os canais oficiais de comunicação com o consumidor como o site, redes sociais, telefone e lojas.

O site também esclareceu como o golpe chega até os usurários do aplicativo. A pessoa recebe uma mensagem de que a rede de cosméticos está com uma promoção de primavera e que existe a possibilidade de ganhar um vale-presente. Junto da mensagem, vem um link para que o usuário possa acessar uma pesquisa. Para ganhar o cupom, a pessoa precisa responder as questões e compartilhar a promoção com outros 10 contatos do WhatsApp.Golpe do vale-presente no WhatsApp atinge mais de 400 mil pessoas

Após o compartilhamento, o usuário pode ser induzido a se registrar em um serviço de SMS pago, que consome o crédito do celular ou, em planos pós pagos, fazem cobranças indevidas. Outra situação que pode acontecer é a pessoa ser levada a baixar aplicativos falsos e que podem infectar o celular.

A recomendação da empresa para quem caiu no golpe é que a pessoa entre em contato com a operadora do celular e cancele o serviço SMS pago.

Conteúdos relacionados

lula