Eike Batista tem prisão decretada em nova fase da Lava Jato no RJ

 Foram expedidos nove mandados de prisão preventiva

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

 Foram expedidos nove mandados de prisão preventiva

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), um desdobramento da Operação Calicute, fase Operação Lava Jato no Rio de Janeiro. Batizada de operação Eficiência, um dos alvos é o empresário Eike Batista. Foram expedidos nove mandados de prisão preventiva contra acusados de lavagem de dinheiro no valor de cerca de US$ 100 milhões  (cerca de R$ 317 milhões). 

Contra Eike há um mandado de prisão preventiva, que ainda não foi cumprido porque ele não estava em casa. Outro alvo é vice-presidente de futebol do Flamengo Flávio Godinho, ex-braço direito de Eike. O empresário estaria fora do país, segundo seus defensores, e deve se entregar ao chegar no Brasil. 

Eike é acusado de pagar propina a Sérgio Cabral (PMDB-RJ), ex-governador do Rio de Janeiro preso na primeira fase da Lava Jato fluminense. Detido em Bangu, o ex-governador também teve um mandado de prisão preventiva expedido contra ele.

Nesta fase, a Polícia Federal investiga crimes de lavagem de dinheiro desviado de obras públicas no Rio de Janeiro. Também são investigados pelos crimes de corrupção ativa e corrupção passiva, além de organização criminosa.

Também são alvos da operação: Sergio Castro, apontado como operador do esquema, Francisco Assis, o doleiro Álvaro Galliez, Thiago Aragão, ex-sócio da esposa de Cabral, e três pessoas ligadas a Cabral que já estão presa – Wilson Carlos, Carlos Emanuel Miranda e Luiz Carlos Bezerra. O irmão de Cabral, Maurício de Oliveira Cabral Santos e Suzana Neves Cabral, sua ex-mulher, são alvos de condução coercitiva. 

Ainda serão cumpridos quatro mandados de condução coercitiva e 22 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro. Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal. A ação é um desdobramento da Operação Calicute, que prendeu no ano passado o ex-governador Sérgio Cabral.

(Com agências)

Conteúdos relacionados