Após fuga em massa em Bauru, 41 detentos continuam foragidos

Parte dos presos foi transferida

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Parte dos presos foi transferida

Dos 152 presos que fugiram terça-feira (24) após rebelião no Instituto Penal Agrícola em Bauru, interior paulista, 41 continuam foragidos, segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária). A secretaria informou que parte dos detentos foi transferida para outras unidades, mas, por questões de segurança, não forneceu detalhes.

Segundo a SAP, a penitenciária tem capacidade para 1.124 internos, mas abrigava 1.427 presos. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista (Sindicop), cerca de 600 presos continuaram no presídio em Bauru, em um dos prédios que não foi danificado ou incendiado durante a rebelião.

De acordo com o Sindicop, agentes penitenciários que estavam de folga foram convocados para ajudar na transferência, que teve colaboração do Grupo de Intervenção Rápida. O Instituto Penal Agrícola funciona em regime semiaberto e está localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, altura do km 349, na zona rural, em uma área de 240 alqueires. O local é cercado por alambrados, mas não tem muralhas e segurança armada.

A rebelião começou com um desentendimento entre presos e funcionários da penitenciária. Houve tumulto quando um agente de segurança penitenciária surpreendeu um preso usando celular. Colchões foram queimados. A SAP informou que os presos envolvidos na rebelião e os que foram recapturados regredirão ao regime fechado.

 

Conteúdos relacionados

lula