Florianópolis decreta situação de emergência após vendaval
Ventos chegaram a 118 km/h neste domingo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ventos chegaram a 118 km/h neste domingo
Após vendaval com ventos que chegaram a 118 km/h, a prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência neste domingo (4). Municípios da Grande Florianópolis e do Sul do Estado também foram afetados.
Segundo a Defesa Civil estadual, 150 residências foram atingidas, cerca de 650 pessoas foram afetadas e 40 delas ficaram desalojadas, transferidas para a casa de parentes ou amigos. Um homem ficou ferido após cair de um telhado.
Ruas tiveram que ser interditadas com queda de árvores e mais de 100 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na capital. Até as 22h deste domingo, 70 mil unidades da Grande Florianópolis permaneciam sem energia.
Ainda de acordo com a prefeitura, com o decreto, devem ser acelerados os trâmites para a atuação de órgãos municipais. A Defesa Civil estadual informou que esteve em reunião na prefeitura neste domingo. O decreto não será homologado estadualmente, apenas em âmbito municipal. O orgão estima que será preciso, no mínimo, 10 dias de trabalho para a normalização dos serviços na cidade.
O município informou que a Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital), Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram), Secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil municipal, em conjunto com a Defesa Civil estadual, estão com efetivo reforçado para atendimento nas ruas.
Grande Florianópolis e Sul
Conforme a Coordenadoria Regional da Defesa Civil, também foram registrados danos em São José, Biguaçu e Palhoça, na Grande Florianópolis, e em São Ludgero, Imbituba e Laguna, no Sul do estado.
Na cidade de São José, três pessoas pessoas foram desalojadas após a residência ser atingida, além de vários pontos alagados.Palhoça teve ao menos 40 residências danificadas e 160 pessoas afetadas.
Em São Ludgero, uma rua desmoronou com a força do Rio Braço do Norte. A região foi isolada e 24 pessoas foram retiradas de seis casas da região.
Em Imbituba, cinco casas e um posto de gasolina sofreram destelhamento com os fortes ventos. Houve queda de árvores e a chuva inundou uma rua, atingido seis casas. Laguna ocorreram casos pontuais de destelhamento, informou a Defesa Civil estadual.
Contato com autoridades
O morador que quiser avisar sobre um destelhamento ou deslizamento, deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Para quedas de árvores, deve ligar para o Corpo de Bombeiros no telefone 193.
Notícias mais lidas agora
- TCE-MS vai inspecionar obras de Patrola em estradas no Pantanal de MS
- ‘Brasil vive uma epidemia de processos judiciais’, diz Barroso durante evento em Campo Grande
- ‘Querem tirar o pouco lazer do trabalhador’: público repudia operação que fechou bares da 14
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
Últimas Notícias
Campanha de vacinação na fronteira começa nesta quarta-feira
A ação é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com os países do Mercosul
Alerta de chuvas intensas permanece em 33 cidades de Mato Grosso do Sul
previsão é de acumulados de 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia
Ibama confirma banca para concurso com 8 vagas para MS e salários de R$ 10,7 mil
Banca do concurso, Cebraspe tem prazo máximo de 26 de fevereiro para publicar edital
Em Campo Grande, CNJ lança Portal Único do Judiciário para MS e outros estados brasileiros
Midiamax detalha Portal Unificado lançado nesta terça-feira (3)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.