chegou nesta terça-feira (8) a 10.003 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, em 2020. A marca chega após a confirmação de mais 15 novas mortes em 24h. A informação foi dada pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. Os detalhes das notificações, internações e ocupação de leitos serão divulgadas ainda nesta terça no boletim epidemiológico. 

Até esta segunda-feira (8), MS tinha 443.055 casos confirmados de covid. Outros 410 pacientes estavam hospitalizados, com 267 em leitos clínicos e 143 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).  A média móvel de mortes está em 16,1. Já de casos está 2.830,1.

Mortes em MS

No dia 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na e, menos de três meses depois, a doença teve o seu primeiro caso confirmado em Mato Grosso do Sul. Em 14 de março de 2020, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) confirmava, de uma vez, duas pessoas infectadas com a Covid-19 no Estado.

Cinco dias após o Brasil registrar o primeiro óbito pelo coronavírus no país, no dia 22 de março uma idosa de 63 anos havia falecido em sob a suspeita de ter sido vítima da Covid-19. Resultado havia dado negativo para a doença posteriormente.

No dia 26 de março, o Ministério da Saúde havia confirmado o primeiro óbito pela doença no Centro-Oeste, sendo uma idosa de 66 anos, que morava em Goiás. Naquela altura, todas as regiões do Brasil já haviam registrado pelo menos um óbito pelo vírus.

Porém, no dia 31 de março, o ‘pesadelo' em MS começava, quando a Saúde anunciava a primeira morte pelo coronavírus. Uma mulher de 64 anos, que morava em Batayporã, mas que havia falecido em Dourados. A vítima havia tido contato com um familiar que havia estado na Europa.