Uma tabela com avisos de alerta para tempestades com ventos superiores a 100 km por hora e possibilidade de granizo tem sido compartilhada em grupo nas redes sociais, como se fosse um aviso feito pelo (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima). Em nota, o Centro e a Defesa Civil negam ter enviado a tabela e afirmam que a fonte é desconhecida. O Inmet, no entanto, confirmou ser o responsável pela tabela que, portanto, é real. 

Por outro lado, é importante lembrar que parte das informações divulgadas procede. A previsão aponta que há, sim, previsão de tempestades para o fim de semana em Mato Grosso do Sul. “Não confirmamos a veracidade dos fatos. No entanto, o Cemtec alerta para a probabilidade de tempo severo para o final de semana no estado do Mato Grosso do Sul”, reforçou.

Segundo os meteorologistas do Cemtec, a partir da noite de sexta (22) e se estendendo durante todo o final de semana, há probabilidade de chuvas de intensidade de moderada a forte com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento de até 100 km por hora e eventual queda de granizo. O tempo fica severo por conta do deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do (baixa do Chaco), aliado ao avanço de um sistema frontal e da  passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor. 

“Destaque entre sábado e domingo, com probabilidade para tempo severo, com acumulados de chuvas mais significativos e tempestades no Estado”, divulgou. Por fim, o Cemtec recomenda buscar por informações e alertas de previsão do tempo emitidas por órgãos oficiais para evitar a transmissão de nas redes sociais. 

ATUALIZAÇÃO: Diferentemente da informação divulgada pelo Cemtec e Defesa Civil, a tabela compartilhada nas redes sociais foi produzida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que disse que todas informações que constam na tabela procedem.

Tempestade de areia em MS

A meteorologia do Climatempo aponta possibilidade de ocorrer novo temporal de poeira em Mato Grosso do Sul neste fim de semana. Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira novamente. Isso devido à combinação de vários fatores: a chegada de temporal, vendavais e solo seco geram a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.

Modelos meteorológicos apontam que áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no Estado no domingo, por conta de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.

*Matéria atualizada às 14h30 para atualização de informação.

(Com Gabriel Maymone)