A meteorologia do Climatempo aponta possibilidade de ocorrer novo temporal de poeira em neste fim de semana.

Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira novamente. Isso devido à combinação de vários fatores: a chegada de temporal, vendavais e solo seco geram a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.

Modelos meteorológicos apontam que áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no Estado no domingo, por conta de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o e Mato Grosso do Sul. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.

Nuvem de poeira

Conforme especialistas do Climatempo, o tempo seco dos últimos meses provocou queda acentuada na umidade do solo. Região centro-norte do Estado, por exemplo, registrava valores entre 10% e 40% de umidade do solo. Também, o lençol freático está muito baixo e o solo superficial seca rapidamente.

Campo Grande ainda se recupera dos prejuízos causados pela tempestade registrada na última sexta-feira, que foi a mais forte dos últimos 15 anos, com rajadas de vento de até 100 km/h. Milhares ficaram por mais de 3 dias sem energia elétrica e centenas de árvores caíram, exigindo força-tarefa para remoção e limpeza de vias.

Frente fria

Para o (Instituto Nacional de Meteorologia), a mudança no tempo começa no sábado, quando a frente fria chega à região centro-sul de MS. 

Segundo a meteorologia, todas as cidades no centro-sul do estado poderão ter pancadas de chuva com fortes rajadas de vento. O meteorologista Cleber Souza, explicou ao Jornal Midiamax como será a mudança no tempo. “Volta a chover com mais intensidade, com a chegada de nova frente fria, que favorece rajadas de vento e tempestade, com pancadas de chuva significativas”, pontuou.

Após as chuvas mais significativas de sábado, a tendência é de queda nas temperaturas. No domingo, a mínima prevista para Ponta Porã é de 13ºC. Em outras cidades da fronteira e do cone sul de MS, os termômetros podem chegar a 14ºC, como em Sete Quedas e Amambai.

Já na região de Dourados e cidades no entorno, o domingo poderá ter friozinho de 15ºC pela manhã. Campo Grande e municípios da região central podem marcar 17ºC, com máxima de 23ºC.