Cotidiano

Classificada como fake pelo Cemtec e Defesa Civil, tabela com alerta sobre temporal é real e foi feita pelo Inmet

O instituto explica, ainda, que uma nova tabela deverá ser publicada nesta sexta-feira (22)

Mariane Chianezi Publicado em 22/10/2021, às 14h23

None
Reprodução/Redes Sociais

A tabela que circula nas redes sociais com alerta de tempestades com ventos que podem chegar a 100 km/h, assim como a última chuva em Campo Grande, além da possibilidade de granizo, é real e foi produzida pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Anteriormente, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) e a Defesa Civil classificaram a tabela como fake, de origem desconhecida. 

Conforme informou ao Jornal Midiamax a assessoria de comunicação do Inmet em Brasília, a tabela, que indica novas tempestades em MS neste fim de semana, é verdadeira e, inclusive, uma nova deverá ser publicada nesta sexta-feira (22) no portal do Inmet com informações atualizadas. 

Mais cedo, o Cemtec e a Defesa Civil, negaram terem produzido a tabela e afirmaram que a fonte era desconhecida. “Não confirmamos a veracidade dos fatos. No entanto, o Cemtec alerta para a probabilidade de tempo severo para o final de semana no estado do Mato Grosso do Sul”, reforçou. O assunto foi até postado nas redes sociais do Cemtec. 

À reportagem, a assessoria de imprensa do Cemtec afirmou que emitiu nota nesta sexta afirmando que não tinha conhecimento da origem da tabela. Segundo o centro, contatos foram feitos com o próprio Inmet pela manhã, que afirmou desconhecer a tabela.

O Cemtec também reforça que o Inmet emitiu nota, na tarde desta sexta, afirmando que a tabela compartilhada mais cedo foi elaborada por um "usuário em específico". Para avisos meteorológicos severos, o Instituto Nacional afirma que o método de compartilhamento de informação são os Avisos, e não tabelas, como acabou sendo divulgado nesta sexta. Contudo, as informações que constam na tabela compartilhada nas redes sociais procedem e foram elaboradas pelo Inmet.

Tempestade de areia em MS

A meteorologia do Climatempo aponta possibilidade de ocorrer novo temporal de poeira em Mato Grosso do Sulneste fim de semana. Apesar de menos intenso, há risco iminente de vendaval e possibilidade de levantamento de poeira novamente. Isso devido à combinação de vários fatores: a chegada de temporal, vendavais e solo seco geram a possibilidade da formação de nova nuvem de poeira.

Modelos meteorológicos apontam que áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no Estado no domingo, por conta de sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. Além disso, a passagem de frente fria canaliza a umidade que vem da Região Norte e atravessa o Estado.

Jornal Midiamax