Figura popular entre apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, o caminhoneiro e youtuber paulista Marcos Antônio Pereira Gomes é um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil nesta quinta-feira (9). No entanto, Marcos é conhecido por seu famoso apelido, que praticamente se tornou um novo nome: Zé Trovão.

Ele foi projetado pela organização de protestos pró-bolsonaristas no feriado da Independência em 7 de setembro e segue em destaque convocando caminhoneiros a paralisarem e interditarem rodovias pelo país — justamente por isso acabou indo parar nos trending topics e se tornou o “assunto do momento”.

Influente entre a categoria que ganha o pão pelas estradas e forte líder do movimento, Zé Trovão foi prontamente atendido pelos mesmos, que dominaram as rodovias brasileiras simplesmente para demonstrar apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

O pseudônimo, ou nome artístico, é em alusão ao personagem protagonista de uma folclórica telenovela brasileira: “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, produzida e transmitida pela extinta TV Manchete entre 1990 e 1991. Fenômeno nacional, o folhetim abordava o universo dos peões de rodeio e das caravanas que percorrem o Brasil com essas competições.

Almir Sater e Ingra Lyberato protagonizaram história de 1990
Almir Sater e Ingra Lyberato protagonizaram história de 1990

Sempre com um chapéu na cabeça e enrolado na bandeira do Brasil, o Zé Trovão bolsonarista só tem duas coisas em comum com o protagonista da novela da Manchete: o chapéu e o nome. De resto, o popular youtuber não lembra em nada o peão da romântica história dos anos 90, interpretado pelo cantor Almir Sater.

Será que a Ana Raio (Ingra Lyberato) se apaixonaria por este Zé Trovão das manifestações? 5 fatos provam que não. Confira:

Fala agressiva

Diferente do Zé Trovão de Almir, Marcos Antônio se expressa de maneira agressiva. No folhetim, a personagem de Ingra Lyberato se apaixonou justamente pela sutileza e a ausência da brutalidade em um peão pacífico, respeitador e cordial.

Autoritarismo

Outro ponto que diferencia as figuras que usam o mesmo pseudônimo é o autoritarismo. Pouco (ou nada) democrático, o Zé Trovão caminhoneiro jamais permitira que uma mulher disputasse em rodeios: e pior, que ganhasse dele. Nada autoritário, o Zé Trovão da trama se encantava e tinha orgulho de ver a mulher competir, por vezes, até chegando a desbancá-lo. Para o protagonista, a era um dos pilares mais importantes na vida de qualquer pessoa.

Vídeos viralizam pelo tom odioso (Foto: Reprodução)
Vídeos viralizam pelo tom odioso (Foto: Reprodução)

Sem romance

Composições de amor, canções a todo momento. Sela presenteada, cavalos e uma vida compartilhada. Extremamente romântico, o protagonista da novela da Manchete conquistou sua amada pelas ações simpáticas, delicadas e afetivas. Zé Trovão colocava afeto em tudo o que fazia. Já o caminhoneiro, só sabe se expressar bufando e com sangue nos olhos. Será que existe amor e romantismo nesse coração? Aparentemente não.

Conflitos

Enquanto o Zé Trovão da novela tentava resolver todos os conflitos possíveis: os seus e os de todo mundo, o Zé Trovão da atualidade promove o caos. Semeando a discórdia e sempre dando ordens, o caminhoneiro mobiliza protestos que ocorrem desde esta quarta-feira em todo o país. 

Casal encanta pela história mesmo após 30 anos do fim da novela
Casal encanta pela história mesmo após 30 anos do fim da novela

Não é cantor

Ah, e é claro que Ana Raio foi fisgada pela voz de Almir Sater, ou, melhor dizendo, de Zé Trovão. Não há nem como comparar a qualidade vocal entre os Zés Trovões em questão. Apesar da potência vocal, o youtuber não agradaria os ouvidos da peoa, até pela entonação que sempre usa e por não compor e cantar músicas lindas e apaixonadas feitas especialmente para ela.

Sempre enrolado na bandeira do Brasil, Zé Trovão está tendo suas contas na internet derrubadas com frequência (Foto: Reprodução)
Sempre enrolado na bandeira do Brasil, Zé Trovão está tendo suas contas na internet derrubadas com frequência (Foto: Reprodução)

A explosão de Zé Trovão caminhoneiro fez o bolsonarista ofuscar o Zé Trovão original. Em qualquer campo de busca, seja no Google, no YouTube, e Facebook, ao digitar o nome na pesquisa, os primeiros e principais resultados exibem informações envolvendo o youtuber. Seria o fim do antológico personagem dos rodeios da novela da Rede Manchete?