O prefeito de , Marquinhos Trad (PSD), vetou projeto de lei que pretendia conceder isenção de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) às viúvas de profissionais da segurança pública que tiveram os esposos mortos durante o exercício da profissão.

O veto ao projeto, elaborado pelo vereador Odilon de Oliveira Jr. (PDT), foi publicado em mensagem encaminhada à Câmara Municipal nesta segunda-feira (14). Segundo Marquinhos, a proposta foi vetada por afronta ao princípio da isonomia. 

Na mensagem do veto, a PGM (Procuradoria-Geral Municipal), a pedido de Marquinhos, deu parecer contra a concessão do benefício fiscal às viúvas, com o argumento da ofensa à isonomia entre contribuintes.

“Não se verifica uma relação lógica e justa entre a isenção a ser concedida à viúva ou viúvo do integrante falecido”, alegou a Procuradoria. “A isenção a ser concedida apresenta unicamente uma concessão de benefício gratuito, a fim apenas de privilegiar um determinado grupo”.

O prefeito também alegou que o projeto traz proposta de renúncia de receita, “privilegiando determinado grupo de contribuintes sem as necessárias medidas de compensação por meio de aumento de receita”.

Outra justificativa para o veto foi a alegação de que já existe legislação que isenta,  do pagamento do IPTU, pessoas com apenas um imóvel e renda mensal de 2 salário mínimos – requisitos para a concessão do benefício às viúvas.

Segundo Marquinhos, a Sefin (Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento) também se posicionou por vetar o projeto. Agora,o veto deve ser avaliado pela Câmara Municipal, para ser mantido ou derrubado.