Tadeu não é filho de Zé Leôncio. Sim, assim como José Leôncio (Marcos Palmeira) você também foi enganado pela “doce” Filó (Dira Paes). Mas a mentira a respeito da de seu primogênito não será eterna.

Em uma confissão à sua Santa, Filó vai assumir que o peão, na verdade, não é filho do fazendeiro. “Agora é Joventino pra lá, Joventino pra cá… E o Tadeu em comitiva mais o Zé Lucas. Os dois burros lá, tangendo a boiada… E ele aqui, babando o ovo do filho estudado… O único dos três que presta!”, desabafará ela para a Santa.

“Mas, no fundo, ele tá certo, não tá? O Joventino que é o filho dele, não é? Ocê inventou que o Tadeu era dele quando a dona Madalena levou o filho dele embora daqui e deixou ele aqui, naquela amargura de fazer dó”, continuará Filó, revelando que inventou a mentira por pena de Zé Leôncio.

Filó (Dira Paes) é a grande protetora de José Leôncio (Marcos Palmeira) na  novela 'Pantanal' - Purepeople
Filó (Dira Paes) é a grande protetora de José Leôncio (Marcos Palmeira) na novela ‘Pantanal' – (Foto: TV Globo)

“Era pra ocê ter ficado quieta no seu canto, mas não… Ocê tinha que abrir a sua boca, Filó! Pra quê? Me diz? Pra quê?” Na sequência, ela se lembrará das boas memórias que os dois criaram juntos, achando que eram pai e filho.

“Mas isso é coisa que vai morrer comigo… É! Deus e a senhora que me perdoe, minha Santa, mas eu é que não vou desmentir isso nunca”, afirmará Filó. O problema é que Irma estará passando pelo quarto quando ouvirá a declaração e questionará: “Não vai desmentir o quê, Filó?”

Em 'Pantanal', Tadeu se desespera ao descobrir segredo de Filó e Zé  Leôncio; saiba qual - iBahia.com
Tadeu saberá da verdade na novela – (Foto: TV Globo)

Versão original

Na versão original, Tadeu escuta uma conversa entre a e o suposto pai e fica desnorteado. Zé Leôncio dirá a Filó que sempre soube que o rapaz não era seu filho. “Eu cuido do Tadeu desde de pititico”, disse o protagonista, que foi vivido por Cláudio Marzo no passado.

“Mas porque você sabendo de tudo todos esses anos nunca me falou nada?”, questionou Filó (Jussara Freire em 1990). “No fundo, eu queria mesmo que ele fosse meu filho”, respondeu o fazendeiro.

“Você é o único pai que ele teve, Zé. O que me preocupa é o jeito que, às vezes, você fala com ele. Morro de medo que meu Tadeuzinho descubra que você não é o pai dele”, respondeu a dona de casa. “Eu não sei o que pode acontecer com esse menino se ele sabe”. Tadeu escuta tudo e fica chocado.

“Bem que eu desconfiava, me enganaram a vida inteira. Mentiram a vida inteira, que ‘diacho'. Vou picar a mula daqui, vou deitar o cabelo nesse mundo de meu Deus e nunca mais vão ouvir falar de mim”, diz ele, arrasado após ouvir a dura verdade.

Assista: