Produção de automóveis no Brasil teve aumento maior que dos últimos 6 anos
Mesmo com a economia brasileira retraída, houve um crescimento considerável no mercado de automóveis. Entenda esses fatores, através dos dados do IBGE.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Se a economia brasileira ainda patina e teve apenas 0,6% de crescimento no último trimestre de 2019, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de automóveis apresentou o maior aumento dos últimos 6 anos.
Maior número de viagem de carro, melhores condições de financiamento, maior demanda por empregos que exigem deslocamentos em carro… O que motivou a maior produção de automóveis no país em 2019?
Produção de veículos
De acordo a Agência Nacional de Fabricantes dos Veículos Automotores (Anfavea), em 2019, foram vendidos 2,78 milhões de carros no país. O que significou um crescimento de 7,8% em comparação ao ano anterior. O crescimento foi visto especialmente entre carros e comerciais leves, que apresentaram crescimento de 9% no ano passado.
Em 2019, o mês de maior destaque foi outubro, quando foram produzidos os estoques para as vendas de fim de ano. Essas compras aumentaram depois da liberação do 13º salário e dos saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Somente nesse mês, foram vendidos mais de 288 mil automóveis. No acúmulo de dez meses, foram fabricados 2,28 milhões, o que representou uma alta de 8,7% em relação ao mesmo período de 2018.
O impacto dos aplicativos de transporte no setor
Entre as razões que motivaram tal crescimento, mesmo em um cenário de estagnação econômica, pode-se apontar o aumento de pessoas trabalhando como condutores de veículos em aplicativos. Em um cenário de desemprego, que atingiu 11,8% da população — o que equivale a 12 milhões de pessoas —, cresceu o número de indivíduos atuando nesse ramo.
Segundo dados do IBGE, no ano passado, esse aumento foi de quase 10% em relação a 2017, o que representou a incorporação de 905 mil pessoas nessa ocupação. Essa demanda fez locadoras de veículos intensificarem as compras diretas de automóveis. A fim de disponibilizá-los para aluguel a quem trabalha para aplicativos.
Diminuição da taxa de juros e comércio externo
Outro aspecto que ajuda a compreender o aumento da produção de carros no Brasil foi a redução da taxa de juros, que fechou 2019 em 4,5%. Associado a isso, o controle da inflação e o aumento da disponibilidade de crédito pelos bancos também foram fatores decisivos para facilitar os financiamentos de veículos.
Contudo, analistas afirmam que ainda há espaço para queda das taxas do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Que é o principal instrumento de financiamento de caminhões e carros no país.
Esse cenário econômico foi importante, já que a Argentina, nosso principal país comprador, diminuiu as importações dos automóveis brasileiros em decorrência da crise econômica que vive há alguns anos. Em 2019, a queda das exportações aos argentinos diminui 31% em comparação ao número atingido em 2018.
Demissões no setor automobilístico
Entretanto, mesmo com tal aumento na produção, os empregos na indústria automobilística em 2019 encolheram mais de 3% em comparação a 2018. O que significou a perda de 4,3 mil postos de trabalho.
Um dos principais motivadores dessa retração foi o fechamento da fábrica da Ford. Localizada em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana da cidade de São Paulo, uma das mais antigas ainda em atividade no país. Esse acontecimento visou reduzir os gastos da empresa com funcionários e quadro administrativo, o que provocou a demissão de mais de 2,5 mil pessoas.
Assim, mesmo com uma retração do mercado externo para os automóveis brasileiros, as dinâmicas do mercado interno no atual contexto nacional impediram que a estagnação acontecesse nesse setor.
Em um ano repleto de feriados como o de 2020, para quem está pensando em fazer alguma viagem mais curta ou rápida, o carro pode ser uma boa alternativa de transporte, garantindo maior comodidade e rapidez em comparação ao ônibus e a outros veículos compartilhados.
Notícias mais lidas agora
- Embaixadora do samba e benzedeira, familiares se despedem de Dona Cida em Campo Grande
- Homem é morto em confronto com a Polícia após roubar carro e fugir para rodovia
- Homem é encontrado morto em casa no Carandá Bosque
- Ano termina sem solução para moradores do Nova Campo Grande: ‘final de ano no fedor é difícil’
Últimas Notícias
Confira as atribuições das novas pastas da Casa Civil e Articulação Regional de Campo Grande
Reforma trouxe novidades na estrutura da administração direta de Campo Grande
Apesar de versões contraditórias, suspeito de matar mãe com pá fica em silêncio em interrogatório
Suspeito teve a prisão preventiva decretada após a prisão na última sexta-feira (27) no Parque Residencial União
Operação Piracema: Cinco são autuados com 116 kg de pescado em MS
Dois casos foram registros no Rio Aquidauana
Morre Renato Tommaso, baixista do Jota Quest, aos 54 anos
Baixista do Jota Quest, Renato Tommaso deixou a esposa Dani Tommaso e a filha arquiteta Renata, de 26 anos; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.