Após 16 anos do lançamento da primeira geração da Chevrolet S10, GM lança picape média renovada no Brasil, fabricada em São José dos Campos (SP)

A General Motors apresenta nesta terça-feira (14), em Campinas (SP), a nova geração da picape média Chevrolet S10, desenvolvida no Brasil, mas mostrada primeiro na Tailândia, onde ganhou o nome global de Colorado. Depois de dezenas de protótipos e unidades de teste da picape circularem camufladas pelas ruas do país ao longo de meses, agora a apresentação é para valer.

No Brasil, aonde chega agora, manteve-se como S10, mas mudou totalmente de estilo e estrutura em relação ao modelo anterior.

Agora, 16 anos após o lançamento da primeira geração da S10, o objetivo da GM/Chevrolet com o modelo ficou ainda mais claro: atender a quem procura o conforto de um carro de passeio, mas em embalagem de robustez e tamanho intimidadores. O arremate visual da proposta fica por conta da dianteira com a grade em forma de escudo cortada por barra na cor da carroceria — nova identidade da Chevrolet já conhecida de carros como Agile, Montana e Cobalt.

A influência conceitual, e também a rival que está na alça de mira, é (evidentemente) a Toyota Hilux. Paradigma quando o tema é picape média, este modelo japonês vem avançando nas vendas em direção à ainda líder S10, deixando para trás concorrentes como Ford Ranger (que muda este ano), Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, a qual acaba de passar por ligeira renovação que a deixou mais forte (e mais cara).

Ao chegar às lojas, a nova S10 terá três versões de acabamento (LS, LT e LTZ, novo padrão da Chevrolet), duas configurações de cabine (simples e dupla — no exterior há a opção estendida) e duas opções de motorização: o atual propulsor 2.4 flex de 147 cavalos com etanol, mas retrabalhado para ter mais torque (24 kgfm) e emitir menos poluentes, e o novo 2.8 turbodiesel, de 180 cv e quase 48 kgfm, comandados por câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis, com tração 4×2 ou 4×4 com reduzida. A garantia é de três anos.