Minas Gerais é um estado brasileiro repleto de cidades turísticas que oferecem opções para todos os gostos. Desde destinos históricos até lugares com paisagens naturais deslumbrantes, Minas Gerais é um destino que merece ser explorado. E para aqueles que desejam curtir as férias de fim de ano, há diversas opções para aproveitar o período com muito lazer e diversão.

Independentemente do destino escolhido, as cidades turísticas de Minas Gerais oferecem opções para todos os perfis de turistas. Seja para quem busca descanso e tranquilidade ou para quem deseja aventura e contato com a natureza, Minas Gerais é um destino que pode agradar a todos. 

Então, se você está planejando suas férias de fim de ano, considere conhecer as cidades turísticas desse estado encantador.

Destinos Imperdíveis em Minas Gerais

Se você está planejando passar suas férias de fim de ano em Minas Gerais, há muitos destinos turísticos incríveis para escolher. 

Aqui estão alguns dos lugares mais populares e imperdíveis que você deve considerar visitar durante sua estadia.

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade histórica e encantadora, com muitas atrações turísticas para explorar. A cidade é famosa por sua arquitetura colonial barroca, igrejas históricas e minas de ouro. Você pode visitar o Museu da Inconfidência, a Igreja de São Francisco de Assis e a Mina da Passagem, que é uma das maiores minas de ouro do mundo abertas para visitação.

Diamantina

Diamantina é outra cidade histórica que vale a pena visitar. A cidade é famosa por sua arquitetura colonial, igrejas históricas e música tradicional. 

Você pode visitar a Casa de Juscelino Kubitschek, a Igreja de São Francisco de Paula e a Catedral Metropolitana de Diamantina. A cidade também é conhecida por suas festas tradicionais, como o Carnaval e a Vesperata.

Tiradentes

Tiradentes é uma cidade charmosa e pitoresca, com muitas atrações turísticas interessantes. A cidade é famosa por sua arquitetura colonial, igrejas históricas e gastronomia local. Você pode visitar a Matriz de Santo Antônio, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu Padre Toledo. A cidade também é conhecida por sua culinária mineira, com muitos restaurantes que servem pratos deliciosos.

São João del-Rei

São João del-Rei é outra cidade histórica que vale a pena visitar. A cidade é famosa por sua arquitetura colonial, igrejas históricas e música tradicional. 

Você pode visitar a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Estação Ferroviária de São João del-Rei. A cidade também é conhecida por suas festas tradicionais, como a Festa de São João e a Semana Santa.

Esses são apenas alguns dos muitos destinos imperdíveis em Minas Gerais. Com sua rica história, cultura e gastronomia, Minas Gerais é um destino turístico incrível para quem deseja conhecer o Brasil de uma forma diferente.

Atividades e Atrações Turísticas

Minas Gerais é um destino turístico que oferece diversas opções de lazer e entretenimento para quem quer curtir as férias de fim de ano. Confira abaixo algumas das atividades e atrações turísticas mais populares da região.

Exploração de Grutas e Cachoeiras

Minas Gerais é conhecida por suas belas paisagens naturais, e uma das melhores maneiras de apreciá-las é explorando suas grutas e cachoeiras. A região possui diversas opções de passeios guiados que levam os turistas a conhecerem lugares incríveis, como a Gruta do Maquiné, a maior gruta turística do Brasil, e a Cachoeira da Fumaça, uma das mais famosas do estado.

Circuito Cultural Praça da Liberdade

Para quem gosta de história e cultura, o Circuito Cultural Praça da Liberdade é uma parada obrigatória. Localizado em Belo Horizonte, o circuito é composto por diversos museus e espaços culturais que contam a história de Minas Gerais e do Brasil. Destaque para o Museu das Minas e do Metal, que apresenta a história da mineração no estado, e para o Memorial Minas Gerais Vale, que conta a história do povo mineiro.

Passeios de Maria Fumaça

Uma das atividades turísticas mais tradicionais de Minas Gerais são os passeios de Maria Fumaça. As locomotivas a vapor percorrem trechos históricos da região, como a Estrada Real e a cidade de Tiradentes. Durante o passeio, os turistas podem apreciar as paisagens naturais da região e conhecer um pouco mais sobre a história do estado.

Gastronomia Mineira

Minas Gerais é famosa por sua culinária rica e saborosa. A gastronomia mineira é um dos principais atrativos turísticos do estado. Os turistas que visitam as cidades turísticas de Minas Gerais não podem deixar de experimentar os deliciosos queijos artesanais e a culinária local em restaurantes tradicionais.

Queijos Artesanais

Os queijos artesanais de Minas Gerais são famosos em todo o país. O queijo Canastra é um dos mais conhecidos e é produzido na cidade de São Roque de Minas. Os turistas podem visitar as fazendas onde o queijo é produzido e conhecer todo o processo de fabricação. Além do queijo Canastra, é possível encontrar outros tipos de queijos artesanais em diversas cidades do estado, como Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, Vargem Bonita e Tapiraí.

Culinária Local em Restaurantes Tradicionais

Os restaurantes tradicionais de Minas Gerais oferecem pratos típicos da culinária local, como o famoso pão de queijo, o feijão tropeiro, o frango com quiabo e a carne de porco com ora-pro-nóbis. Além disso, a culinária mineira é conhecida pelos doces caseiros, como o doce de leite e a goiabada cascão. Os turistas podem encontrar restaurantes tradicionais em diversas cidades turísticas do estado, como Belo Horizonte, Ouro Preto, Tiradentes e São João del-Rei.

A gastronomia mineira é uma experiência única e saborosa para os turistas que visitam as cidades turísticas de Minas Gerais. Os queijos artesanais e a culinária local em restaurantes tradicionais são uma parte importante da cultura e tradição do estado. Os turistas não podem deixar de experimentar essas delícias durante sua visita.

Hospedagem e Acomodações

Minas Gerais é um estado repleto de opções de hospedagem e acomodações para turistas que desejam desfrutar de suas férias de fim de ano. Desde hotéis históricos até aconchegantes pousadas, há opções para todos os gostos e bolsos.

Hotéis Históricos

Os hotéis históricos são uma opção interessante para quem deseja se hospedar em um ambiente rico em história e cultura. Em Minas Gerais, há diversas opções de hotéis históricos, como o Hotel Solar do Rosário em Tiradentes e o Hotel Senac Grogotó em Barbacena.

Pousadas Aconchegantes

As pousadas aconchegantes são ideais para quem busca um ambiente mais intimista e aconchegante. Há diversas opções de pousadas em Minas Gerais, como a Pousada Residência Balestra, que oferece quartos confortáveis e uma bela vista da cidade de Ouro Preto.

As opções de pousadas em Minas Gerais são variadas, desde as mais simples até as mais sofisticadas. Algumas opções incluem a Pousada do Mondego em Ouro Preto e a Pousada Beco do Bispo em São João del-Rei.

Em resumo, Minas Gerais oferece diversas opções de hospedagem e acomodações para quem deseja desfrutar de suas férias de fim de ano. Seja em hotéis históricos ou em pousadas aconchegantes, há opções para todos os gostos e bolsos.

Este post é de responsabilidade de RM3 Digital e não faz parte do conteúdo jornalístico do Midiamax.