O suplemento Whey Protein é atualmente um dos mais usados por todas as pessoas que praticam atividades físicas. Seus benefícios são inúmeros, e ele é incluído junto a alimentação com diferentes finalidades.

A função principal dele é repor ao organismo todas as proteínas. No entanto, caso a pessoa queira atingir determinados pontos, ela precisará usar o Whey Protein da forma correta. Desta forma, ela terá de ter regras e tomar eles em momentos específicos.

Entretanto, muitas pessoas têm dúvidas em qual o momento correto para fazer o uso do Whey Protein. Separamos algumas dúvidas para você fazer o uso correto e tomá-lo dentro da sua rotina. E assim, você poderá sanar todas as suas dúvidas de qual o momento certo para tomar o Whey Protein.

O que é Whey Protein?

O Whey Protein é muito comum de se encontrar em todo lugar, e na realidade ele é um suplemento. Mas, do que ele é feito?

O Whey Protein é feito da proteína extraída do soro do leite. Essa proteína é feita por aminoácidos e imunoglobulinas que ajudam no processo de crescimento de massa muscular.

Sendo assim, além de auxiliar na reparação das lesões causadas nos músculos, também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

O corpo reconhece ele facilmente, pois ele é um aminoácido de alto valor biológico, desta forma o corpo absorvê-lo com facilidade. Praticantes de atividade física, desde os profissionais e amadores, podem fazer o uso dele.

Um grupo de pessoas que também pode fazer uso dele são os que têm necessidades de proteína para prevenir a perda de massa muscular ou ajudar na sua manutenção. Pacientes idosos ou pessoas com problemas oncológicos e outros que passaram por operações recentes, podem fazer uso.

Quais são os benefícios do Whey Protein?

Agora que você sabe para que serve o Whey Protein, também é importante que você entenda quais são os benefícios dele para o corpo humano.

Existem algumas vantagens que ele traz ao organismo, ou seja, não é só ganho de massa muscular, mas várias outras coisas.

Assim que o corpo absorve, ele é enviado para os músculos, para ajudar na nutrição proteica. Sendo assim, ele ajuda na reparação dos tecidos rompidos durante o treino. A hipertrofia muscular ocorre de forma otimizada dessa forma.

Além dos citados acima, outros 6 benefícios do Whey Protein são:

  1. Diminuição do estresse (mental e corporal);
  2. Auxilia na perda de gordura e ganho de massa;
  3. Fortalecimento imunológico;
  4. Melhor desempenho energético em treinos;
  5. Aumento do desempenho em treinos;
  6. Ajuda na liberação de hormônios anabólicos;

Qual é o melhor Whey Protein para mim?

Na verdade, isso dependerá de uma série de fatores, em especial no que tange a qual é o seu objetivo com esse produto.

Nesse caso, você precisa saber como escolher o melhor Whey Protein do mercado de acordo com as suas próprias necessidades.

Não é sempre que o mesmo produto funcionará para todas as pessoas. Deve-se considerar fatores intrínsecos ao seu organismo e objetivo.

Qual é o melhor horário para tomar Whey Protein?

Essa resposta não tem um padrão fixo, principalmente porque as necessidades nutricionais de cada pessoa e tipo de treino são diferentes.

O correto é que se busque um médico ou nutricionista para orientar a pessoa conforme o caso dela. No entanto, há algumas informações que podem te auxiliar, sendo elas:

Ao acordar

Quando se ficam muitas horas sem comer, ocorre o processo de catabolismo, onde se perde massa magra. Ou seja, nessa hora, o seu corpo poderá precisar de nutrientes, e é aí que você pode tomá-lo, e a absorção será rápida e ajudará no processo de produção de novas proteínas.

Antes do treino

Se você não costuma comer antes de treinar, pode fazer uma vitamina ou shake e tomá-lo antes dos treinos.

Mesmo porque, isso irá diminuir o efeito do catabolismo que ocorre com a liberação do hormônio cortisol no momento do treino.

Ou seja, isso irá ajudar o seu corpo a usar o Whey e sua proteína para obter energia e não usar a do seu próprio músculo.

Antes de repousar

Se você quer uma absorção lenta dos nutrientes do produto, poderá fazer ele no momento que for dormir.

Ao dormir, o corpo fica em catarse lenta, e agora você poderá fornecer os aminoácidos por meio do que foi ingerido.

Pós-Treino

Alguns grupos de pessoas estão constantemente treinando para ganhar massa muscular. E tomar ele depois dos treinos poderá ajudar a reparar e crescer os músculos ingerindo Whey Protein após os treinos, ajudando eles a crescerem.

Conclusão

Não existe momento certo para tomar o Whey Protein. Seja ele em forma de shake, com frutas ou de outra forma.

Procure um profissional habilitado para te indicar qual o melhor horário para tomar em seu tipo de treino e caso.

Como você pode ver, o objetivo a ser alcançado é o que irá determinar qual a melhor rotina para você fazer o uso do Whey Protein.

Se você não possui um profissional para isso, poderá por conta e risco próprio ir testando qual uso que te traz o melhor resultado.

*Esta é uma página de autoria de MARCO JEAN DE OLIVEIRA TEIXEIRA e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.