Quem preza por uma vida saudável precisa seguir recomendações de uma postura corporal correta. Seja para se movimentar, sentar ou dormir, o ser humano deve buscar um equilíbrio corporal, mantendo uma postura saudável.

 

Fazer disso uma meta de vida é fundamental para não acarretar em danos na coluna vertebral. Afinal, quando o peso do corpo não é distribuído de maneira uniforme, surgem doenças, desvios e inflamações na coluna.

 

Como a escoliose, por exemplo, doença que sobrecarrega o eixo da coluna, gerando um formato indesejado. Ao invés de ter a postura ereta, a pessoa fica com um formato de S nas costas. Com o ombro e o quadril curvados para frente de maneira imprópria. Ou com um dos lados do quadril mais elevado do que o outro.

 

Se você sente que precisa de ajuda, procure um ortopedista. Avalie junto ao médico a possibilidade de fazer fisioterapia para melhorar sua condição. Agora, se deseja evitar o problema, alguns hábitos irão te ajudar. 

 

Descubra mais sobre Postura corporal correta: 5 Dicas para ter uma boa postura.

 

O que é postura corporal correta?

A postura corporal correta diz respeito à posição adequada do corpo humano em diferentes práticas. De modo que não haja sobrecarga de peso em áreas específicas, como articulações ou na coluna, por exemplo.

 

Trata-se de manter o equilíbrio alinhando músculos, ossos e articulações, evitando curvaturas indesejadas. O ideal é conservar a coluna ereta. 

 

Podemos dizer que é também uma prática mental, que requer atenção na maneira como nos posicionamos. A pessoa que não mantém a postura correta, além dos problemas de saúde, perde o fluxo de energia. Interferindo na concentração durante as atividades.

 

Entender o que é postura corporal correta ajuda a compreender sua importância. Veja 5 dicas para ter uma boa postura!

 

1. Mantenha as costas na cadeira

Indivíduos que passam longas horas sentados numa mesma posição acabam inclinando o corpo para frente. Viciando-se nessa má postura corporal. Tome muito cuidado com isso! Uma simples posição mal executada gera problemas sérios a curto e longo prazo. 

 

Se você trabalha muito tempo na frente do computador, fique alerta. Mantenha as costas na cadeira, apoie os pés no chão e use uma cadeira ergonômica. Outra dica importante é assentar-se com a parte de trás do quadril encostando na cadeira, de forma que a coluna fique ereta.

 

Evite ficar com a cabeça abaixada para escrever, ler ou digitar. Não deixe que os ombros fiquem voltados para frente por muito tempo. Dessa maneira, o peso é compartilhado em porções iguais, sem que uma parte específica permaneça pressionada.

 

2. Faça exercícios físicos

Fazer exercícios físicos auxilia na preservação da postura corporal correta. Uma vez que a tarefa serve para fortalecer os músculos, tanto das costas como do abdômen. Com esse preparo, a força muscular previne a má postura corporal.

 

A prática dos alongamentos durante o trabalho também funciona para ter uma boa postura. Vale a pena manter a disciplina no dia a dia; ao acordar, nos intervalos e após o trabalho.

 

3. Durma com tranquilidade

O jeito como alguém acomoda o seu corpo no colchão para dormir afeta na qualidade da postura, sabia disso? Durma com tranquilidade utilizando um bom travesseiro. O colchão apropriado deve ter espuma, ou ser aquele semi-rígido.

 

Ao se deitar, durma preferencialmente de lado, pondo um travesseiro sob a cabeça e outro entre as pernas. É a melhor forma de oferecer apoio para coluna, sem dispor de uma curvatura indevida.

 

4. Caminhe com boa postura

Caminhe com boa postura, depositando o peso uniformemente entre ambas as pernas. Ao se movimentar, mantenha os pés apoiados no chão, contraindo o abdômen. Olhe sempre para frente, com o queixo erguido, paralelo ao chão. 

 

Escolha calçados confortáveis para caminhar, evitando sapatos de salto alto ou réplicas de tênis.

 

5. Evite mochilas pesadas

Quem estuda, geralmente tem que carregar vários livros na mochila. Lidando com a dificuldade de obter uma postura corporal correta.

 

Evite mochilas pesadas! Leve apenas o necessário para aquele dia dentro da bolsa. Outro ponto importante é não jogar o peso da mochila para um único lado do corpo. Isso tende a pressionar o eixo central da coluna, forçar o tronco e “entortar” a coluna. Por isso, cuidado!

*Esta é uma página de autoria de FISIOPOP e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.