A acupuntura para dor tem sido amplamente aplicada como um método alternativo para o manejo dessa condição. A técnica milenar chinesa que utiliza agulhas não para por aí e também pode ser usada tratamento de diversas outras condições.

Esse método de tratamento foi criado há milênios na e, como outras práticas da medicina tradicional desse país, não tardou para alcançar o restante do mundo. Atualmente não é somente uma prática para “quem acredita” existem intensivos estudos sobre os efeitos das agulhas em nossos corpos.

Curioso sobre como essa prática ajuda as mais diversas dores que podemos sentir? Basta continuar lendo esse texto e descobrir.

Acupuntura para dor: entenda como funciona

Para a acupuntura, o corpo é composto por inúmeros pontos energéticos que representam cada órgão do corpo ou mesmo membros inteiros. Esses pontos podem ser manipulados com agulhas a fim de “organizar” a energia do indivíduo.

Para essa ciência, quando acontece alguma enfermidade é porque a energia ou o fluxo da mesma não está balanceado, causando excesso ou carência em sua distribuição. Dessa forma, causando alguma enfermidade.

ANÚNCIO

Hoje em dia, a hipótese ocidental mais aceita para como essa prática afeta o nosso corpo positivamente tem a ver com as terminações nervosas. Estas, ao serem estimuladas pelas agulhas, envia sinais até o cérebro, mudando sua bioquímica e causando uma resposta hormonal.

As agulhas em si não causam nenhum efeito terapêutico sobre o corpo. Então, pode-se interpretar que a terapia em si é indireta, estimulando o próprio corpo a tratar determinadas enfermidades ou mesmo alinhar sua energia.

Vale ressaltar que o efeito da aplicação das agulhas também dependerá da profundidade que as agulhas são inseridas. Isso se dá, porque estimularão outros nervos, não os mais superficiais.

Mas e para a dor, como é que funciona?

Quando o assunto é especificamente o tratamento da dor, a acupuntura tem sido amplamente utilizada como um tratamento associado. Ou seja, os médicos têm recomendado a acupuntura para dor, como um auxiliar ao tratamento com medicamentos.

Não importa se trata-se de uma dor aguda, isto é, advinda de inflamação – como após a extração de um dente, por exemplo – ou mesmo crônica. Esta são os casos de dor contínua que sempre acompanha o indivíduo, muitas vezes, mesmo com o tratamento como medicamentos.

Dores causadas por condições como hérnias de disco, fraturas e até mesmo cânceres são muitas vezes inespecíficas e de difícil manejo. Isso faz com que muitas vezes seja necessária uma dose maior de medicamentos ou medicamentos mais “fortes” e que causam dependência como opioides.

Um estudo publicado em 2008 por Wang e colaboradores ressalta que a acupuntura ativa fibras nervosas específicas, como consequência, interferindo junto a mediação nervosa na medula espinhal.

A mediação da neurotransmissão diretamente na medula é o que resulta na inibição da dor que também utiliza aquela mesma via para chegar ao cérebro e então você poder sentir, propriamente, a dor.

O medo das agulhas

Um dos grandes medos de quem utiliza acupuntura para dor é justamente sentir ainda mais dor por conta das agulhas. Esse é um medo quase sem fundamento, já que a grande maioria dos pacientes não sentem incômodo durante as sessões.

Não somente, esse é um tratamento que pode tomar diversas formas, sendo realizados com pressão – ou seja, sem a necessidade de perfurar a pele – ou mesmo com lasers. Isso faz com que até crianças possam ser submetidas a esse tratamento sem medo ou trauma algum.

Outro ponto muito legal sobre a acupuntura é que ela é indicada para qualquer pessoa que tem interesse nessa linha de tratamento. Sejam crianças, adultos ou idosos. Praticamente não existe nenhuma limitação.

Mulheres grávidas também podem aproveitar esses benefícios, contudo, existem alguns locais que o acesso é limitado. E o tratamento também não é indicado para pessoas com distúrbios de coagulação severos. Essas são praticamente as únicas limitações.

No mais, basta consultar-se com o seu médico e averiguar a utilização dessa técnica milenar chinesa.

ANÚNCIO