Com especialização na índia, terapeuta e instrutor oferece meditação gratuita no parque

Prática é realizada na arena, onde geralmente ocorrem os shows, a partir das 17h

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Prática é realizada na arena, onde geralmente ocorrem os shows, a partir das 17h

Há três semanas, o Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, é palco da prática de meditação guiada. E o melhor de tudo é que o evento é de graça e aberto a toda a população. Geralmente, o grupo se reúne aos sábados, mas excepcionalmente neste final de semana, a meditação será no domingo (11), às 17h.

Com especialização na Índia, o terapeuta aiyurvedico Juliano Sales é que conduz a meditação. “Começamos com movimentos para aquecer as articulações, que fazem parte do Yoga. Em seguida trabalhamos exercícios de respiração, que são específicos para refrescar o físico e concentrar. Depois disso que damos início à meditação, com o físico aquecido e a mente preparada”, explica.

Toda esta preparação é conduzida por Juliano, que garante não ser fácil se concentrar para praticar uma meditação com qualidade. “Não é só sentar e fechar os olhos. É difícil, um desafio muito grande, mas com orientação facilita. No último sábado, a gente teve 45 minutos ininterruptos de prática de meditação, com mantras, e as pessoas nem perceberam o tempo que estavam ali”, ressalta Juliano. 

Da respiração ao silêncio, a meditação guiada dura em média uma hora, ou seja, das 17h às 18h. Juliano esclarece ainda que o mantra não é devocional ao hinduísmo e todo o processo carrega práticas de Yoga.

Popularização

Segundo Juliano, a prática do Yoga cresceu no Brasil todo, inclusive o número de professores formados. “Antigamente, os cursos formavam 12 professores. Hoje em dia, já formam 50, por exemplo”, observa.

Em Campo Grande, Juliano ressalta o crescimento tanto de profissionais, quanto a procura de alunos e também de espaços que oferecem o Yoga.

“Mas este movimento é geral. O Yoga aqui no Brasil é muito recente, estamos entrando na fase adulta agora, e consequentemente as pessoas entendendo os benefícios da prática”, conta.

E justamente para incentivar esta popularização do Yoga é que cada vez mais eventos gratuitos ocupam espaços públicos. Além da meditação guiada, Juliano também participa do projeto “Yoga Para Todos”, que há quatro anos é realizado também no Parque das Nações Indígenas, mas não tem datas fixas.

Juliano é educador físico e professor de Yoga desde 2004. Ele também atua como terapeuta aiyurvedico. “Fui para a índia praticar mantra, onde fiquei por três meses, mas também já fui para lá fazer outros cursos e também ministrar”, conta.

Anota aí

Lembrando que a meditação guiada é realizada todo sábado, às 17h, na arena de shows do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Porém, por causa da chuva de ontem (10), o evento foi transferido para este domingo (11), mantendo o local e o horário.

Aviso aos interessados: não esqueça de levar um tapete, canga ou toalha para sentar em cima.

Conteúdos relacionados