O novo Protocolo apresenta os serviços 

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) publicou nesta quarta-feira (13) a nota técnica 01/2016 que atualiza o fluxo de dispensação de medicamentos de acordo com o Protocolo Clinico e Diretrizes Trapêuticas para Hepatite C e coinfecções. As novas normas são de acordo com  a inserção do novo tratamento da doença através dos medicamentos Sofosbuvir, Simeprevir e Dataclasvir, suspendendo os medicamentos considerados da primeira geraçãocomo Boceprevir e Telaprevir.

Além da inclusão dos novos medicamentos, o novo Protocolo apresenta os serviços de atendimento de referência para o acompanhamento e tratamento, sendo eles: Hospital Dia Professora Esterina Corsini, Centro Especializado em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Aquidauana, SAE de Corumbá, SAE de Coxim, SAE de Dourados, SAE de Jardim e SAE de Três Lagoas.

A nova terapia, que será ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aumenta as chances de cura e diminui o tempo de tratamento aos pacientes com hepatite C. As novas medicações vão beneficiar pacientes que não podiam receber os tratamentos ofertados anteriormente, entre eles os portadores de coinfecção com o HIV, cirrose descompensada, pré e pós-transplante e pacientes com má resposta à terapia com Interferon, ou que não se curaram com tratamento anterior. A meta é ampliar a assistência às hepatites virais, minimizando as restrições impostas pelo tratamento anterior. A nova terapia garante ao paciente mais conforto e qualidade.

As novas diretrizes para o atendimento e acompanhamento de pacientes com Hepatitie C está publicada na página 7 do Diário Oficial desta quarta-feira.