Visa alertar

Durante o mês de novembro está sendo realizada em todo país a campanha “”, que visa alertar a população masculina sobre a importância do exame para detectar de forma precoce o câncer de próstata.

Pensando nisso o comandante do quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Aeroporto Tenente Frotté, ofereceu uma palestra visando orientar a tropa sobre os fatores de risco da doença aos militares.

A palestra foi ministrada pela Enfermeira Leiliane Lima da Unidade Básica de Saúde do bairro Serradinho, e foram abordadas algumas das principais causas do alto índice de mortalidade da população masculina, dentre as quais estão: câncer de próstata, hipertensão, tabagismo, alcoolismo e estresse.

Conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, e a campanha visa conscientizar a população masculina e diminuir o preconceito, que segundo pesquisas ainda é muito alto. Detectar o câncer antes de aparecer os sintomas oferece uma probabilidade de cura de até 90%. Como na fase inicial os sintomas não se manifestam, a prevenção é o melhor caminho. Durante a palestra foi enfatizado os principais fatores de risco e as formas de prevenção da doença.

Fatores de risco:

– Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos);

– Histórico familiar;

– Dieta rica em gorduras;

– Excesso de peso;

– Sedentarismo;

– Raça (pessoas da cor negra têm maior risco de desenvolver a doença).

Prevenção:

– Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;

– Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;

– Manter o peso adequado à altura;

– Homens a partir dos 50 anos devem realizar exames de rotina. Para aqueles que têm fator de risco, a partir dos 45;

– Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o urologista, que indicará os exames necessários.

Na oportunidade foi realizada também a imunização pela Enfermeira Alessandra Pacheco de aproximadamente 30 militares através de vacinas como: Antitetânica, Febre Amarela e Hepatite B.

Foi distribuído ainda folhetos com dicas e orientações sobre o tema, como: dar preferência a alimentos frescos, preparados na hora, comer frutas e legumes, não abusar do sal e do açúcar, beber pelo menos 1,5 litro de água diariamente e não se esquecer da prática regular de exercícios físicos (sempre com acompanhamento médico).