Vacinação contra a poliomielite é prorrogada até sexta-feira em todo o Estado

Apenas 65% da meta foi atingida em MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Apenas 65% da meta foi atingida em MS

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) prorrogou até sexta-feira (4) o prazo para a vacinação contra a pólio em todo o Estado. Com apenas 65% de cobertura no Estado, a extensão foi confirmada para que os municípios possam atingir a meta de 95% de vacinação. Em Mato Grosso do Sul cerca de 180 mil crianças devem ser vacinadas, com faixa etária de 2 meses a 4 anos de idade.

Pais e responsáveis devem levar as crianças até o posto de saúde mais próximo para que sejam vacinadas. As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança. A proteção contra o vírus é realizada com duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida, e uma dose da vacina oral, aos 6 meses.

A vacina é extremamente segura. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38 °C ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.

Conteúdos relacionados