Variedades / Saúde

Um terço dos jovens obesos não se considera acima do peso, diz estudo

Médicos alertam que o excesso de peso aumenta o risco de até 10 tipos diferentes de câncer

Gerciane Alves Publicado em 09/07/2015, às 16h36

None
obeso.jpg

Médicos alertam que o excesso de peso aumenta o risco de até 10 tipos diferentes de câncer

Boa parte dos adolescentes obesos não se considera acima do peso. De acordo com um estudo realizado pela Cancer Research UK e publicado no Journal of Obesity, um em cada três jovens com sobrepeso ou obesidade pensa que seu peso está “quase certo”. As informações são do Daily Mail.

O levantamento contou com 5 mil alunos entre 13 e 15 anos, que foram questionados sobre peso corporal e tiveram que se classificar em “muito pesado”, “quase certo” e “muito leve”.

Pesquisadores compararam as respostas dos entrevistados com o IMC  (Índice de Massa Corporal) e comprovaram que havia divergências entre os resultados.

Segundo o estudo, 73% dos adolescentes estavam com o IMC dentro da faixa normal. Ainda assim, 20% se encaixavam na categoria com excesso de peso, enquanto 7% eram obesos. Desses, 40% achavam que estavam no peso ideal.

Médicos alertam que o excesso de peso aumenta o risco de até 10 tipos diferentes de câncer , incluindo o de mama e intestino. “É importante que os jovens que são obesos tenham suporte para serem mais ativos e fazerem mudanças saudáveis em suas dietas . Ter consciência de que eles estão acima do peso pode ser um primeiro passo”, disse Julie Sharp, uma das líderes do estudo.

Jornal Midiamax