A ação é para alertar a população masculina 

A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) ofereceu durante toda a manhã de hoje (14), atendimento multiprofissional à opulação masculina. A ação, que aconteceu na sede da Secretaria de Assistência Social (SAS) foi alusiva ao Dia do Homem, comemorado em 15 de julho e segue com programação no dia 16 (quinta-feira). Entre as atividades estão previstas consultas 
médicas, avaliação odontológica, ofertas de exames, aferição de pressão, vacinação, testagens para HIV, sífilis e hepatites, prevenção a tuberculose e ainda atendimento do Programa Consultório na Rua. 

Para o aposentado Manoel Ribeiro da Silva, 68 anos, a ação é uma forma de alertar a população masculina quanto aos cuidados com a saúde e facilitar o acesso à informação e ao atendimento. “Nós, homens, somos acomodados e não nos preocupamos com a nossa própria saúde e isso não é bom, pois não recebemos orientações de prevenção e quando nos deparamos com algum problema de saúde, iniciamos o problema tardiamente”, explicou. 

No dia 16 (quinta-feira), as atividades continuam. Também no período matutino, a ação ocorrerá no Centro POP, na Rua Maracaju, 790, com a participação da equipe do Consultório na Rua e será destinada à população masculina em situação de rua. 

De acordo com a gerente Técnica do Programa de Saúde do Homem da Sesau, Rejane Sartor, a intenção da ação é “facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina aos serviços de saúde, contribuindo para a redução das causas de morbidade, mortalidade e a atuação nos aspectos sócio-culturais: medo de descobrir doenças ou quando o homem 
acredita que doença é sinal de fraqueza”. 

Ela explica ainda que estas ações de promoção e prevenção a saúde visam despertar nos homens a importância do auto-cuidado, e dessa forma o enfretamento aos fatores de risco, possibilitando uma qualidade de vida melhor e mudança dos indicadores de saúde.