Mers: entenda a síndrome respiratória por coronavírus do Oriente Médio

Coronavírus foi identificado pela primeira vez em 2012 na Arábia Saudita

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Coronavírus foi identificado pela primeira vez em 2012 na Arábia Saudita

A Mers é uma síndrome respiratória provocada por um tipo de coronavírus identificado pela primeira vez na Arábia Saudita em 2012. Os coronavírus são uma família de vírus que podem levar a diversas infecções respiratórias, desde um resfriado comum até doenças mais graves. Saiba mais sobre a doença:

Quais são os sintomas?
Os principais sintomas da Mers são febre, tosse e falta de ar. Em alguns casos também foram observados sintomas como diarreia, náuseas e vômito. Em casos mais graves, o paciente pode depender de aparelhos para respirar e precisar do suporte de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pessoas mais velhas e com doenças crônicas ou com doenças que afetem o sistema imunológico estão mais vulneráveis a formas graves da doença.

A doença pode matar?
De acordo com a OMS, aproximadamente 36% dos pacientes diagnosticados com Mers desde 2012 acabaram morrendo.

Como é a transmissão?
Acredita-se que há duas formas de transmissão: de humanos para humanos e de animais para humanos. Mas os mecanismos exatos de transmissão ainda estão sendo estudados.

Segundo a OMS, o vírus passa de pessoa para pessoa pelo contato próximo com um paciente. Os vírus podem estar em secreções respiratórias, como as liberadas na tosse.

Quanto à transmissão de animais para humanos, acredita-se que os camelos sejam uma fonte importante de transmissão da doença para humanos. Análises de vírus encontrados em camelos em países como o Egito, Catar, Omã e Arábia Saudita constataram que trata-se do mesmo vírus que infecta o homem.

Como é a prevenção e o tratamento?
Não há vacina nem remédios específicos para tratar a Mers. O tratamento consiste em medicações para aliviar os sintomas da doença.

As medidas preventivas são similares àquelas usadas no combate a gripe e incluem lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos sujas e evitar contato direto com pessoas doentes.

Quais são os países afetados?
Desde 2012 até o início de junho de 2015, mais de mil casos de Mers já tinham sido identificados. Eles levaram a mais de 400 mortes. Ao todo, a doença foi identificada em 25 países da Ásia, África, Europa e América. Mas a grande maioria dos casos até o momento, mais de 85%, são da Arábia Saudita.

Portanto, pessoas que visitaram a Península Arábica ou que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados da doença está mais em risco para a infecção.

O que significa a sigla Mers?
Mers é a sigla para “Middle East respiratory syndrome”, em inglês, ou síndrome respiratória por coronavírus do Oriente Médio, em português.

Conteúdos relacionados