Homem de 52 anos é o primeiro a contrair zika vírus no estado de SP

‘Prima da dengue’ também é transmitida pelo Aedes aegypti

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

‘Prima da dengue’ também é transmitida pelo Aedes aegypti

A Secretaria da Saúde confirmou nesta sexta-feira (22) o primeiro caso de febre pelo vírus Zika no estado de São Paulo. Um homem de 52 anos, de Sumaré (SP), testou positivo para a doença “prima da dengue”, que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.  

Ainda de acordo com o órgão estadual, o paciente não tem histórico de viagem nas duas semanas anteriores ao início dos sintomas. Por isso, trata-se de um caso autóctone. Os sintomas foram constatados no dia 10 de março e o paciente já está curado.

Ele foi atendido na rede municipal de Sumaré. A confirmação da doença foi feita pelo Instituto Adolfo Lutz, segundo a pasta. Para isso, foi necessário fazer o isolamento e o sequenciamento genético do vírus.

Sintomas
Sobre os sintomas, o médico infectologista de Campinas André Ribas explica que pacientes infectados pelo zika vírus apresentam febre branda, olhos vermelhos (hiperemia conjuntival), erupção cutânea e dores musculares.

Contudo, ao contrário da dengue, eles não precisam receber hidratação. “Na dúvida, as unidades de saúde devem tratar os casos suspeitos como dengue, que exige um tratamento mais rigoroso”, alerta.

Bloqueio
Nesta sexta-feira, dez profissionais da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) vão para o bairro Parque General Osório, em Sumaré, para o trabalho de bloqueio e controle de criadouros do mosquito transmissor da dengue e do zika vírus. 

Dengue
Ainda de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, Sumaré ocupa a quarta posição no ranking de cidades do estado com o maior número de casos de dengue em 2015. São 8.126 casos autóctones de dengue até 4 de maio.

Conteúdos relacionados