Coxim retomará cirurgias eletivas no primeiro semestre de 2015
Serão oferecidas cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, cirurgias gerais e ginecológicas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Serão oferecidas cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, cirurgias gerais e ginecológicas
Uma equipe da Secretaria do Estado de Saúde esteve em Coxim no início de fevereiro para averiguar as demandas da microrregião da qual o município é sede, além fazer o levantamento dos equipamentos e grupo médico do município.
Coxim foi a primeira sede de microrregião visitada, em virtude da disponibilidade apresentada pelo prefeito Aluizio São José, em retomar as cirurgias eletivas e colocar em prática uma das promessas de campanhas do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) de realizar mutirões da saúde em Mato Grosso do Sul, pois é de conhecimento público que o setor da saúde é o gargalo de toda a administração, seja ela, municipal ou estadual.
Serão oferecidas cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, cirurgias gerais e ginecológicas. De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Nelson Tavares haverá uma reestruturação das redes de saúde das 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul. “Esse é um compromisso que o governador Reinaldo Azambuja assumiu e nós vamos desenvolver em parceria com os municípios sede. Coxim foi o primeiro que nossa equipe visitou e tivemos uma excelente receptividade. Tudo leva a crer que a parceria será realizada. Vamos acertar as arestas e reestruturar a rede de saúde municipal para que após a realização dos mutirões as cirurgias possam ser realizadas nos municípios”, pontuou.
Desafogar os hospitais de Mato Grosso do Sul com a reestruturação da saúde priorizando o atendimento imediato à população é a meta da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em sua nova gestão. Nelson Tavares falou enfatizou o empenho da SES em reestruturar a rede de saúde do Estado disponibilizando os atendimentos de saúde de forma imediata à população, estrutura hospitalar e os mutirões de saúde.
De acordo com o secretário, a implantação dos mutirões de saúde será o maior passo dado pela SES para a reestruturação e fortalecimento da saúde em todo Mato Grosso do Sul. “Os mutirões têm como objetivo a reestruturação da rede em suas 11 microrregiões de saúde. Temos um passivo cirúrgico, que engloba ortopedia e oftalmologia, onde a rede pública não tem condições de suprir. Os mutirões servirão para diminuir este cenário tanto nos municípios polo (sede das microrregiões) e macrorregiões. Estamos mandando equipes para os municípios, faremos a capacitação e durante os mutirões vamos trabalhar para reduzir o déficit de atendimento seja ele de baixa ou média complexidade, monitorando a redução das filas e desse momento em diante evitar que elas voltem a se formar. A grande mudança começa nas prioridades. O governo não vai direcionar seus esforços em novas obras, mas sim no atendimento a população. Para isso a reestruturação dos serviços de saúde será fundamental”, disse o secretário.
A microrregião de Coxim é composta pelos seguintes municípios: Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde De Mato Grosso e Sonora, além de Coxim que é a sede da microrregião. No total são cerca de 80 mil pessoas que serão beneficiadas com essa ação em conjunta entre o governo do Estado e a Prefeitura de Coxim por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o prefeito Aluizio São José, desde o primeiro contato que a Secretaria de Estado de Saúde, já colocou toda a sua equipe à disposição para que o quanto antes seja iniciado os trabalhos em Coxim, para atender não só a demanda do município, mas também da microrregião, formada pelas cidades de Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde De Mato Grosso e Sonora”.
O próximo passo agora, de acordo com a SES é estreitar o relacionamento é verificar a disponibilidade do quadro médico local, pois a intenção é utilizar mão de obra local, trazendo apenas os profissionais e/ou materiais que não estejam disponíveis no município. O retorno da equipe da Secretaria do Estado de Saúde está previsto para após o período do carnaval, com a intenção de que o mutirão seja realizado ainda no primeiro semestre deste ano. Após o mutirão, Coxim estará reestruturada para dar continuidade às cirurgias, evitando assim às longas filas de espera.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Está em busca de emprego? McDonald’s está com 30 vagas abertas em Campo Grande
As vagas são para pessoas com ou sem deficiência, e para candidatos com ou sem experiência
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Conselheira de Batayporã fica ferida após veículo oficial se envolver em acidente na MS-134
As informações apontam que o carro oficial foi fechado por uma carreta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.