Campo Grande registrou quase um caso de tuberculose por dia em 2014

No Brasil doença mata mais de 4,7 mil mortes todos os anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No Brasil doença mata mais de 4,7 mil mortes todos os anos

Em 2014, o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), registrou 321 novos casos de tuberculose em Campo Grande, a fim de combater a doença a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) prorrogou por mais uma semana,  a campanha de alerta realizada em 46 unidades de saúde da Capital.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) a doença mata mais de um milhão de pessoas todos os anos. O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos detectados no mundo, e registra 4,7 mil mortes provocadas pela doença, todos os anos.

A assistente Social da Equipe Técnica do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Sueila Pires Pereira, explica que alguns grupos de pessoas estão mais vulneráveis à doença.

“É importante ressaltar que toda população é passível de contrair a tuberculose, porém algumas pessoas estão mais vulneráveis à doença, tais como: população em situação rua, pessoas usuárias de drogas, pessoas que vivem em grande aglomerados, asilados e albergados, pessoas as quais vivem em situação de maior vulnerabilidade e exclusão social devido às condições desfavoráveis de moradia e alimentação e até mesmo os próprios profissionais de saúde”, ressalta.

Em Campo Grande as ações acontecem em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado na última terça-feira (24), e seguem até a próxima sexta-feira (3). Neste período os profissionais de saúde trabalham com abordagens, orientações e exames do escarro.

Conteúdos relacionados