Cerca de 3,3 milhões de pessoas perdem a vida anualmente devido ao alcoolismo, segundo alerta a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, o número de dependentes químicos também está aumentando, assim como as internações decorrentes do consumo excessivo, já que o álcool contribui para 5,5% do total de mortes por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

A prevenção ao problema com a conscientização da população é um dos caminhos mais importantes para diminuir esses números, mas aqueles que já estão enfrentando a dependência também precisam de ajuda. O primeiro passo contra o vício é um grande desafio, explica Luiz Gustavo Teixeira das Neves, Assistente Psicossocial da Clínica de Recuperação Recanto Green Life.

Localizada em São Paulo, a clínica é uma porta para o recomeço: o espaço prioriza o ambiente seguro e terapêutico para a recuperação física e mental dos pacientes. O objetivo é possibilitar que eles sejam reintegrados na sociedade de maneira saudável.

foto: reprodução

“Quando as pessoas chegam ao desespero de ver um familiar sendo destruído devido ao consumo de álcool e droga, elas se perguntam o que fazer. Nós atendemos com empatia para identificar e compreender a necessidade do acolhido e da família”, salienta Luiz Gustavo.

Além de profissionais preparados para orientar e tratar os pacientes de substâncias psicoativas, alcoolismo e com problemas de saúde mental, a clínica foca em quatro pilares principais: apoio psiquiátrico, fortalecimento espiritual, apoio terapêutico e restabelecimento físico. No local, há desde médico geral até psiquiatra, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e outros. “É fundamental uma equipe multidisciplinar para esse tipo de paciente”, ressalta o Assistente Psicossocial.

Entre os pontos que Luiz Gustavo destaca como um tabu quando a família já não encontra mais saída para salvar o ente querido, está a necessidade de internação involuntária. Segundo ele, ainda existe muito preconceito com esse tipo de procedimento, que é de extrema importância em muitos casos, desde que seja conduzido por profissionais acolhedores, experientes e responsáveis.

foto: reprodução

O trabalho de clínicas como o Recanto Green Life tem feito a diferença tanto para quem admite que precisa de ajuda quanto para as famílias. Por isso, a clínica leva essa missão até mesmo em seu lema: “É preciso abdicar do seu próprio eu para cuidar do outro”.

No site da clínica (https://recantogreenlife.com.br) é possível entender os tipos de tratamentos disponíveis e esclarecer dúvidas. No Instagram @recantogreenlife a equipe compartilha informações e outros canais de contato.

Este post é de responsabilidade de ANDRÉ LUIS e não faz parte do conteúdo jornalístico do Midiamax.