O planejamento de uma viagem engloba diversas decisões, sendo que a principal delas é sem dúvidas escolher o local onde você irá se hospedar. Dessa forma, seja descansar nas férias ou viagem de negócios, é necessário levar em conta uma série de fatores antes de escolher a hospedagem.

Por isso, criamos um guia completo com as melhores dicas do que você deve levar em conta ao escolher um hotel para se hospedar. Assim, você pode aproveitar ao máximo a sua estadia e ter uma boa experiência.

Logo, se você quer ficar por dentro de cada uma das nossas dicas, continue a leitura do texto abaixo até o fim e fique por dentro de tudo que nós preparamos sobre o tema!

1- Localização estratégica 

Independente de qual seja o seu objetivo durante a viagem, é imprescindível ficar atento à localização do hotel. Assim sendo, não poderíamos iniciar este texto sem falarmos sobre esse tópico tão importante.

Para tanto, faça algumas perguntas a si mesmo, como: o hotel é próximo aos lugares que quero conhecer? Existem pontos de ônibus no local? Dá para ir a pé até os destinos?

Lembre-se que uma localização estratégica, como, por exemplo, os hoteis no centro de Gramado, permite que você economize tempo e dinheiro no transporte, assim como possibilita explorar toda a região com muito mais facilidade.

2- Avaliações e opiniões de outros hóspedes 

Antes de escolher o hotel em que irá se hospedar, vale a pena dar uma conferida nas avaliações e opiniões de outros hóspedes que já passaram pelo local. Pois, essas informações serão valiosas na hora de verificar se vale a pena ou não se hospedar ali.

Nesse sentido, existem diversos sites especializados, como o Google, Instagram, Booking, AirBnb e muito mais, onde os hóspedes podem avaliar o hotel e oferecer informações preciosas sobre a limpeza, a qualidade dos serviços, a comodidade e sua experiência geral.

Portanto, antes de finalizar a hospedagem, verifique essas informações e certifique-se que aquele ambiente oferece tudo que você precisa, não sendo apenas nomes para Instagramcomo aqueles que vemos diariamente nas redes sociais.

3- Instalações e comodidades

Outra dica importante para você que está em busca de um hotel para se hospedar é verificar as instalações e as comodidades oferecidas pelo empreendimento.

Pois, muitas vezes as pessoas são enganadas pelo preço baixo e acabam entrando numa fria ao chegar no hotel. Isso porque muitos deles não oferecem sequer internet aos hóspedes.

Dessa forma, para evitar surpresas, certifique-se se o hotel disponibiliza wi-fi gratuito, se tem piscina ou academia, se conta com as melhores impressoras — caso vá a trabalho — e se o café da manhã está incluso no preço. Ademais, conheça todos os demais serviços que farão a diferença durante a sua estadia.

4- Tipo e tamanho de quarto

Na hora de planejar a viagem, também é importante considerar quanto espaço você irá precisar. Se a viagem for em família, geralmente é preciso um pouco mais de espaço, com mais camas e quartos.

Por outro lado, se você pretende viajar sozinho ou com o cônjuge, talvez não seja necessário ter um espaço tão grande. Contudo, tenha em mente que os tipos de quartos variam em tamanho, vista e comodidades. 

Sendo assim, analise o quanto de espaço você precisa, se prefere uma vista específica e se valoriza detalhes como um frigobar ou uma banheira. Finalmente, escolha um quarto que atenda às suas necessidades e desejos.

5- Custo x benefício do hotel

A relação entre preço e qualidade é fundamental. Embora não necessariamente o hotel mais caro é o melhor, mas, escolher o mais barato pode resultar em serviços e instalações limitados. 

Assim sendo, se você não quer pagar caro e ainda sofrer com a falta de infraestrutura no local, é interessante analisar o custo-benefício de acordo com seu orçamento e expectativas.

6- Flexibilidade de reserva

Sabemos que imprevistos podem acontecer. Entretanto, é ideal que eles não atrapalhem a sua viagem. Mas, se isso ocorrer, é importante contar com um hotel que ofereça flexibilidade de reserva.

Em outras palavras, se alguma coisa der errado, você precisa ter flexibilidade para alterar as datas da viagem ou até mesmo ser reembolsado pelo valor que já foi pago. Contudo, alguns hotéis não oferecem essas opções.

Sendo assim, antes de fechar o pacote, confira se o seu hotel dispõe de flexibilidade em relação às datas, assim como as suas políticas de reembolso em caso de cancelamento. Tudo isso irá livrá-lo de uma grande dor de cabeça caso os planos precisem ser alterados.

7- Atendimento ao cliente

Um bom atendimento ao cliente pode transformar sua estadia. Embora a maioria das pessoas não fique atenta a esse detalhe, saiba que ele pode ser fundamental, especialmente se você precisar de alguma coisa durante a estadia.

Então, considere a qualidade do atendimento desde o momento da reserva até o check-out. Equipes atenciosas e prestativas podem fazer toda a diferença em sua experiência.

8- Segurança

Por último, mas não menos importante, temos a segurança do hotel em que você pretende se hospedar. Pois, é necessário que o local conte com câmeras de segurança, acesso controlado e muito mais.

Assim, entre em contato com o estabelecimento para solicitar informações acerca das ações do hotel em relação à segurança do local e dos hóspedes. 

Conclusão

Escolher o hotel ideal para sua hospedagem requer atenção aos detalhes que mais importam para você. Uma localização conveniente, instalações que atendam às suas necessidades e um serviço de qualidade podem transformar sua viagem em uma experiência memorável. 

Além disso, não se esqueça que, ao selecionar um hotel, você está escolhendo um lar temporário que irá complementar suas aventuras e experiências. Portanto, ao tomar sua decisão, leve em consideração seus gostos, necessidades e expectativas, garantindo que cada momento da sua estadia seja tão especial quanto a viagem em si.

Esta é uma página de autoria de BETFAIR e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX