Uma das porta-vozes escolhidas pela Specialty Coffee Association (SCA), associação que organiza o evento, será a jornalista e cafeicultora Luisa Nogueira. Ela foi convidada para fazer uma palestra sobre o cenário atual da produção dos cafés especiais brasileiros.

“Fiquei muito feliz com o convite. Acredito que o conteúdo que publico nas minhas , mostrando o trabalho de produtores de diferentes regiões, tenha despertado o interesse dos organizadores. Vou lá para contar as histórias e falar dos nossos diferenciais, faço há mais de 13 anos”, explica.

Luisa Nogueira está viajando pelo Brasil produzindo uma web série para a multinacional Syngenta. O trabalho recebeu o título de “Café Brasileiro Uma Paixão Mundial”. As captações começaram em 2021 e vão ser finalizadas neste ano. “Na última safra, a janela de colheita foi muito estreita. Mas deu tempo para conhecer os cafés do Alto Caparaó, mineiro e capixaba, e os cafés robustas amazônicos produzidos por indígenas em Rondônia. Tenho muito orgulho do que está sendo feito pelo nosso café”, conta.

No ano passado Luisa Nogueira fez a cobertura de outros dois eventos internacionais, um em Boston e outro em Milão, ambos organizado pela SCA. Nesta edição, ela acredita que terá mais oportunidades de levar novidades para o mercado. Ela embarca com o pesquisador Flávio Meira Borém, que fará uma palestra sobre café nutracêutico, uma novidade que chegará em breve ao mercado para quem gosta de consumir produtos saudáveis e que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, combatendo radicais livres.

“O professor Borém, da Federal de Lavras, é o maior nome da cafeicultura mundial quando o assunto é pesquisa para o pós-colheita. E é exatamente nessa etapa da produção que o cafeicultor define o café que ele quer colocar na xícara dos consumidores. Inclusive fiz o Masterclass ‘Café Com Ciência e Prática', conteúdo on-line produzido por ele, para aprender um pouco do vasto conhecimento desse mago do café”.

Na bagagem, Luisa conta ainda que vai levar amostras dos cafés que produz na Fazenda Baixadão, em Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas Gerais. Uma oportunidade para apresentar o produto para torrefadores internacionais.

Luisa Nogueira no Let's Talk Coffee

Antes de viajar para Portland, Luisa Nogueira ainda tem uma passagem por Honduras, na América Central, onde ela apresentará o Let's Talk Coffee, um congresso que acontecerá entre os dias 20 e 25 de fevereiro, na cidade de Copan Ruínas.

E como trata-se de uma influenciadora, os seguidores vão poder acompanhar o dia a dia dos eventos nas redes sociais – @luisanogueiratv e no programa Play no Agro (@playnoagro). Além de influenciadora, jornalista e cafeicultora, a jovem mineira ainda tem tempo de colocar um programa no ar na EPTV, emissora afiliada da no interior de e Minas Gerais. A produção do conteúdo é uma parceria entre a emissora e o hub de conteúdo Plata Digital, empresa dela e do marido Guilherme Garcia.

*Esta é uma página de autoria de TH IMPRENSAS SP e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.