O país tem se destacado nos últimos anos como um destino atraente para investimentos em tecnologia, atraindo startups e empresas de tecnologia em rápido crescimento.

O governo tem investido em iniciativas para atrair empresas de tecnologia, incluindo a criação de centros de inovação e incubadoras. Além disso, Portugal tem um forte sistema educacional, com universidades de classe mundial que formam profissionais altamente qualificados.

Um exemplo de iniciativa do governo que tem impulsionado a inovação e a competitividade em Portugal é o programa Startup Portugal. O programa foi lançado em 2016 e tem como objetivo criar um ecossistema empreendedor e de inovação em todo o país. O programa oferece apoio financeiro e estratégico para startups e empresas em fase inicial, bem como incentivos fiscais para investidores.

De acordo com a advogada em mobilidade global e cidadania portuguesa, Dra. Denise Marques, uma das principais razões pela qual Portugal se tornou um destino atraente para investimentos em tecnologia é o programa Tech Visa. O programa visa atrair talentos estrangeiros para trabalhar em empresas de tecnologia em Portugal, oferecendo um processo simplificado de obtenção de visto e residência.

Outra iniciativa do governo que tem atraído investimentos para Portugal é a disponibilidade do governo português em oferecer novas modalidades de visto para atender à demanda de profissionais das mais diversas áreas e nacionalidades, a exemplo do Visto de Nômade Digital.

Prova que estas iniciativas têm dado certo é que de acordo com o relatório “O Estado da Tecnologia Europeia 2022”, Portugal foi um dos países com maior taxa de emprego dentro do setor no mercado europeu.

Além disso, os custos operacionais em Portugal são mais baixos do que em muitos outros países da Europa, tornando-se um destino atrativo para as empresas.

Os investimentos em tecnologia têm tido um impacto significativo na economia do país. Em 2020, apesar da “quebra” do PIB de quase 10%, o mercado de TI cresceu quase 2%. Em 2021, o mercado disparou e cresceu 17,8%. 

De acordo com o último relatório da IDC Portugal, o país experimentou um crescimento de 3,9% no mercado de Tecnologia de Informação, em comparação a 2021.

Alguns dos setores que têm se destacado em Portugal incluem fintech, biotecnologia, inteligência artificial e energia renovável. Empresas internacionais, como a Google, a Microsoft e a Siemens, já estão em Portugal, criando empregos e impulsionando a inovação em todo o país.

Com o apoio do governo, a importação de uma mão de obra altamente qualificada e custos operacionais competitivos, Portugal tem todas as condições para se tornar ainda mais um importante centro de tecnologia nos próximos anos.


*Esta é uma página de autoria de Rodolpho Julio Bohrer e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.