Sabemos que economizar na construção civil pode ser uma tarefa bastante dificultosa, não somente pelas adversidades que podem surgir no meio do projeto, mas também por conta do frequente desperdício de materiais e falta de capacitação da mão de obra.

Por esses motivos, decidimos separar 6 dicas indispensáveis para que você consiga evitar prejuízos e economizar na construção civil! Continue lendo para conferir!

1. Planejamento de Obra

Realizar um planejamento detalhado e eficiente será essencial para que você consiga definir o cronograma da construção e os prazos de conclusão de cada etapa do projeto.

Além disso, com o planejamento você poderá acompanhar o desenvolvimento da construção e terá uma visão geral do que será necessário durante a obra, desde a compra de materiais até a seleção da mão de obra.

2. Orçamento

O orçamento, assim como o planejamento, é uma peça chave para evitar desperdícios e economizar na construção civil.

É através dele que você terá uma estimativa detalhada dos gastos e serviços adicionais que serão necessários. Um orçamento mal pensado pode provocar um verdadeiro prejuízo para a construtora e investidores do projeto.

Por isso, confira se a sua empresa possui dinheiro em caixa suficiente para cobrir todos os custos operacionais e ainda deixar uma brecha para possíveis percalços.

3. Equipamentos para Construção

Sabemos que é difícil encontrar equipamentos para construção que sejam de qualidade e ainda por cima com um bom custo benefício.

Entretanto, você não deve avaliar somente os gastos, mas também a credibilidade e experiência da empresa que fornece tais equipamentos.

Ao escolher uma empresa com experiência no mercado, você estará contando com a ajuda de especialistas para garantir que não haja problemas na construção.
Além do mais, você terá um braço direito para te auxiliar na escolha dos equipamentos para construção civil mais adequados.


4. Sustentabilidade

Pequenas ações como tratar o da forma correta e economizar água são oportunidades de economizar ainda mais durante a construção. Além do mais, uma obra sustentável é muito bem vista na hora de divulgar o projeto.

Também procure reutilizar as sobras de materiais da sua obra, assim, você estará cuidando do meio ambiente e agregando ainda mais valor à construção.

5. Comunicação entre a equipe

Manter a comunicação entre o canteiro de obras e o escritório de administração garante que todas as decisões sejam tomadas de maneira rápida e precisa.

Desse modo, você e a sua equipe tem a oportunidade de acompanhar a execução da obra e compartilhar informações em tempo real, permitindo uma gestão bem mais apurada.

Aposte em aplicativos e ferramentas digitais para facilitar a comunicação, ou ainda instalar um sistema de gestão integrada (SGI), que nada mais é que um software utilizado para compartilhar informações para todos os usuários em uma empresa.

6. Acabamentos

Na construção civil, a fase dos acabamentos é um dos momentos mais esperados e, ao mesmo tempo, pode ser o mais estressante. É nesta fase que são instalados os revestimentos, pisos, rodapés e gesso.

Portanto, além da preocupação com a qualidade dos materiais, fatores como a estética e harmonização também devem ser levados em conta, assim, a compra será facilitada.

Estipule todos os acabamentos que serão necessários para a obra e fique atento para não ultrapassar o orçamento inicial. Neste caso, comprar uma grande quantidade de produtos de um mesmo fornecedor pode reduzir os valores.

*Esta é uma página de autoria de GESTO MKT DIGITAL e não faz parte do conteúdo jornalístico do MIDIAMAX.