Mula-sem-cabeça no espaço? asteroide ganhou nome de personagem folclórico

Internautas votaram para escolher

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Internautas votaram para escolher

No céu já estavam Ceres (a deusa da agricultura), Iris (a mensageira dos deuses), entre outras figuras da mitologia que dão nome aos asteroides. Agora, também tem a Mula-sem-cabeça. O asteroide ‘brasileiro’ RP12, descoberto por pesquisadores de Minas Gerais, do observatório Sonear, foi batizado com o nome do personagem folclórico após votação na internet. 

O observatório esclareceu que para a nomeação de Objetos próximos à Terra ou os NEOs (Near Earth Objects) existe uma regra que o nome proposto deve estar associado a algum nome da Mitologia. Para homenagear o folclore brasileiro foram propostos, além de Mula-sem-cabeça, Curupira e Saci. 

A Mula-sem-cabeça venceu com 47,34 % dos votos, deixando Curupira na segunda posição, com 37,02 votos e por último, em uma perna só, o Saci, com 15,64%. O nome ainda será proposto a União Astronômica Internacional (UAI) para aprovação. A identificação deve ser em português mesmo, sem o Ç, ou seja, nada de headless mule. Mula-sem-cabeça no espaço? asteroide ganhou nome de personagem folclórico

O recém batizado Mula-sem-cabeça foi descoberto em 6 de setembro de 2014 e de acordo com o Sonear, o céu pode ganhar outros personagens folclóricos. “ Tal política vai continuar para batizarmos os próximos asteroides descobertos pelo nosso observatório e que ainda não foram numerados oficialmente pela UAI.

O Observatório Sonear, sigla para Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research – Observatório Austral para Pesquisa de Asteroides Próximos à Terra – é instalado em Oliveira (MG).

O projeto é um empreendimento com recursos privado que faz o monitoramento do céu. Um software analisa as imagens, separando potenciais descobertas e descartando objetos já catalogados.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos