Equipes do norte e nordeste do Brasil ficam entre as 10 melhores em Mundial de Robótica

Estudantes são de Macapá e Recife

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Estudantes são de Macapá e Recife

Duas equipes brasileiras, do norte e nordeste, chegaram à fase final e ficaram entre as 10 melhores de suas catetgorias na RoboCup, o campeonato mundial de robótica, que aconteceu na cidade de Leipzig, na Alemanha, entre 30 de junho e 3 de julho.

Seis estudantes do Amapá alcançaram o 4º lugar na categoria ‘Simulação de Resgate’, enquanto quatro de Pernambuco conquistaram a 8ª colocação na mesma modalidade.

De acordo com o jornal Correio da Amazônia, os garotos criaram um programa de computador para controlar robôs – também criados pelos jovens –, que foram guiados por eles, passando por um percurso com obstáculos, a fim de resgatar alguns objetos em pouco tempo.

Vinícius, aluno do 2º ano do ensino médio e membro da equipe, explicou como funciona o programa. “O robô tem que superar os obstáculos, então usamos sensores, infravermelho e outros recursos. A nossa meta era resgatar os objetos. Criamos esse projeto e o sistema com o objetivo de ajudar as pessoas em situações difíceis e delicadas”.

A equipe, que é formada por alunos de uma escola particular de Macapá, chegou à fase final do torneio depois de superar mais de 3,5 mil equipes, de 40 países, segundo o professor Dimitri Mahmud, coordenador do projeto.

O jornal Diário de Pernambuco ressalta o trabalho da equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, do Recife, que conquistou o 8º lugar na mesma categoria dos meninos amapaenses. Eles montaram robôs em forma de carro e os programaram no computador, fazendo com que realizassem um trajeto cheio de obstáculos.

O time campeão da categoria veio da China. Dividiram o top 10, junto aos brasileiros e chineses, equipes da Hungria, Japão, Croácia, Estados Unidos, Indonésia e da Alemanha, o país-sede da competição.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos