Craig Wright afirmou em demonstração ser o criador do

Um empresário australiano, Craig Wright, declarou ao portal britânico BBC e às revistas The Economist e GQ que seria o criador do bitcoin, a moeda eletrônica utilizada em transações online, com sistema baseado em protocolo de código aberto e independente de centros monetários estatais.

Em um encontro com representantes da BBC, Wright fez assinaturas digitais em mensagens, por meio de chaves criptográficas criadas no início do desenvolvimento da moeda virtual. Deste modo, Wright supostamente prova ser o criador, já que somente o detentor do sistema poderia fazer tal operação.

As chaves utilizadas são ligadas inseparavelmente a blocos de bitcoins, criados por ele próprio. “Estes são os blocos usados para enviar 10 bitcoins para Hal Finney em janeiro [de 2009] como a primeira transação em bitcoin”, afirmou Wright.

Até o momento, ele utilizava o pseudônimo Satoshi Sakamoto, personagem japonês criado pelo empreendedor para esconder sua identidade.Wright declarou que a iniciativa de revelar sua identidade foi para acabar com ‘especulações da imprensa' e ‘evitar que pessoas próximas sofressem por isso'.

Conheça a moeda

Atualmente, existem em circulação cerca de 15,5 milhões de bitcoins, sendo que cada um vale cerca de US$ 450. Estima-se que a Craig Wright tenha um patrimônio de cerca de US$ 450 milhões, se convertido em dinheiro seu lucro de cerca de um milhão de bitcoins.

A moeda virtual é aceita como pagamento por vários bens e serviços, que incluem desde transferência internacional de dinheiro a pagamentos de resgate de dados criptografados por vírus.