Após críticas, ONU desiste de usar Mulher-Maravilha em campanha

Personagem foi considerada erotizada

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Personagem foi considerada erotizada

A ONU (Organização das Nações Unidas) achou o máximo a ideia de ter como símbolo da luta feminista e embaixadora honorária da entidade a personagem Mulher-Maravilha, que inclusive terá seu filme lançado muito em breve nos cinemas. Mas a iniciativa da ONU deu ruim: muita gente achou a ideia péssima.

A personagem chegou a ocupar o posto por cerca de duas semanas, apenas, até as primeiras críticas chegarem: no lugar de promover o ideal feminino, a personagem passava a imagem de uma mulher branca que ‘vende’ um padrão de beleza inatingível, além de ser “explicitamente sexualizada”, portanto, incompatível com uma campanha de prevenção da violência de gênero.

“Embora os criadores da Mulher-Maravilha possam ter buscado representar uma ‘guerreira’ forte e independente com uma mensagem feminista, a realidade é que a representação atual da personagem é de uma mulher branca, de seios grandes, com proporções impossíveis”, afirma uma petição online assinada por quase 45 mil pessoas, conforme trouxe a Folha de SP.

A rejeição, no entanto, teve precedentes. No mês de outubro, da editora que criou a personagem em 1941, a DC Comics, realizou uma visita à sede da ONU em Nova Iorque a fim de lançar a campanha. Entretanto, ali a iniciativa já fora foi recebida com o protesto de dezenas de funcionários da entidade.

Crise

Todo o imbróglio envolvendo a personagem também revela um lado obscuro envolvendo a ONU: a eleição do atual secretário-geral António Guterres frustrou as expectativas de que a entidade tivesse, pela primeira vez, uma mulher à sua frente. Outro fator que desabona a ONU junto às causas humanitárias pela igualdade de gênero é que membros de missões de paz tem sido acusados de abuso sexual.

Após a desistência de que a Mulher-Maravilha estrelasse a campanha, a ONU preferiu não se pronunciar. Não é a primeira vez que personagens fictícios participam de iniciativas da entidade: no passado, personagens como o Ursinho Pooh, Tinkerbell e os personagens de ‘Angry Birds’ já estrelaram projetos.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos