Presidente da entidade recua de proibição

O presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, afirmou que a entidade não deve intervir ou regular o modo como empresas privadas conduzem suas franquias, de acordo com os jornais Valor Econômico e Extra. A legislação, segundo a Anatel, não impede empresas de limitarem consumo dos dados.

A decisão vai na contramão da postura que a agência havia tomado em abril, que proibiu limitar o acesso à internet de clientes, após uma repercussão negativa ao anúncio de que empresas poderiam adotar sistema de franquia de dados.

A decisão na época teve tempo indeterminado e foi tomada após diversas reclamações. Na ocasião, a Vivo havia anunciado o sistema de limitação do consumo de internet fixa.

Rezende havia gerado milhões de comentários negativos após criticar pessoas que jogam games online, dizendo que deveriam evitar a atividade para não gastar franquia. “Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro e isso gasta um volume de banda muito grande”, disse o presidente da Anatel na época.