6 dicas de como escolher a estante perfeita para a sua casa

MidiaMAIS dá algumas sugestões para o móvel

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

MidiaMAIS dá algumas sugestões para o móvel

O primeiro conceito para se entender esse móvel multifuncional que é a estante, é notar que não é o mesmo que armário. “A estante é arejada, possui nichos e espaços sem portas, embora possa ter portas ou gavetas, mas isso não a define. É preciso enxergar com cuidado essa diferença para não haver acúmulo de bagunças e ter o efeito contrário do desejado”, alerta a arquiteta Sandra Maris. “A estante deve ser foco de objetos decorativos, livros, fotografias e pequenos mimos”, indica. 

Do projeto feito sob medido à estante mais em conta que pode ser encontrada sob vários formatos e preços, qual a melhor estante para a sua casa? Essa pergunta pode ser respondida de várias formas e depende de alguns fatores. Pensando nisso o MidiaMAIS selecionou aqui 6 dicas de como escolher o móvel perfeito, que respeite o espaço e dê organização e cara nova aos mais variados ambientes. Confira. 

1. Decida qual projeto: modelo pronto ou sob medida?

Pense no que é mais viável para o seu bolso e para a sua ansiedade. As peças prontas são rápidas de instalar e montar e baratas, boas para espaços largos e maiores. Por sua vez, quando o espaço é reduzido, a melhor opção pode ser pedir uma estante sob encomenda, que aproveita cada canto e desenha os nichos conforme a necessidade. Porém seu preço é um pouco mais elevado. 

 

Estante precisa respeitar o espaço disponível / Foto: Casa Abril/Divulgação

 

2. O que você irá guardar define as divisões

Vai guardar livros mais pesados ou objetos decorativos de peso? Então pense bem no tamanho das divisões e no quanto de peso que aquela estante suporta. Pense também na harmonia dos elementos na hora de comprar seu móvel. 

3. Observe o peso das pranchas de madeira 

Prefira pranchas de madeira com, no mínimo, 25 mm de espessura. Atenção, ainda, ao tamanho do nicho: quanto mais largo, maior o risco de a prateleira envergar com o peso. Por isso, evite vãos com mais de 1 m. Prateleiras de MDF são menos resistentes. Ao contrário do que parece, as estantes construídas não são necessariamente mais fortes, a não ser que as prateleiras sejam moldadas sobre tábuas de madeira e armação de ferro. 

 

Preveja os objetos que serão colocados / Foto: Mobly/Divulgação

 

4. Observe a necessidade de módulos fechados

Em lugares onde há muita poeira, eles protegem livros e objetos. É quando as portas de vidro podem entrar em cena. Contudo, se quiser guardar documentos ou até um cofre, melhor escondê-los atrás de portas opacas. Para que não pesem no visual, alterne nichos abertos e fechados. 

5. Pense na iluminação

Além de trazer um resultado muito bonito, a iluminação embutida nas pratileiras trazem mais praticidade na hora de ver o que está no móvel. A escolha das lâmpadas pede atenção: elas não devem produzir muito calor, sob risco de danificar os itens expostos e a própria estante. 

Iluminação destaca objetos / Foto: Casa Abril/Divulgação

 

6. Cores

Os espaços pequenos pedem tonalidades claras e padrões amadeirados suaves. Não se esqueça de considerar o equilíbrio com os tons do piso e das paredes e com o que ficará aparente no móvel. Se a ideia é evidenciar objetos coloridos, avalie adotar uma base bem neutra, como uma estante preta, branca ou cinza. Se a estante for receber uma coleção especial, nichos escuros com iluminação embutida proporcionam efeito cenográfico.

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].

Conteúdos relacionados

merenda alimentos