Há um vírus à solta no Facebook, saiba como eliminá-lo passo a passo

Um vírus está a causar sérios problemas a utilizadores do Facebook. Chamado de «Amazonaws»

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um vírus está a causar sérios problemas a utilizadores do Facebook. Chamado de «Amazonaws»

Quem recebeu notificações a dizer que um amigo «disse que estava com você e outras 19 pessoas» não deve clicar no link. A publicação parece trazer um vídeo de conotação pornográfica, que ao ser acedida faz com que o utilizador partilhe o vírus com outros amigos.

O vírus S3.amazonaws.com/addns/ pode ser transferido através de anexos de e-mails, sites comprometidos ou pelas publicações afetadas, e aloca-se no computador como uma barra de ferramenta de busca.

Saiba como removê-lo

Um manual explica como o utilizador deve proceder caso tenha clicado em alguma dessas publicações numa das sessões do Facebook. O primeiro passo é ir até ao campo «Configurações», no canto superior da tela, e em seguida em «Aplicações». Se houver algum item suspeito, o utilizador deve excluí-lo. Para isso, clique no «X» ao lado da aplicação e, de seguida, em «Remover». O utilizador deve também aceder à opção «Registro de atividades», no menu do canto superior direito da tela. Lá, exclua todas as publicações indesejadas.

No Google Chrome, vá a «Ferramentas» e em seguida a «Extensões». No Firefox, aceda a «Complementos». Se usa o Internet Explorer, clique em «Gerir Complementos» e depois no separador «barras de ferramentas e extensões».

Outra opção para remover o vírus manualmente é abrir o navegador Firefox, clicar em «Ajuda» e selecionar «Solução de Problemas». Depois, selecione a opção «Redefenir Firefox». Após o término da operação, basta clicar em «Fechar» e o navegador irá iniciar.

O próximo passo é verificar se todos os itens da lista são da sua confiança. Caso algum deles não seja, este deve ser excluído. Se o separador de extensões não abrir, o vírus pode já ter tomado conta do navegador. O programa deve, então, ser reinstalado. Além dessas medidas, é recomendado também que o utilizador altere a senha de acesso à rede social.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos