A luz da espiritualidade confirmou sua presença em meio ao cenário de completa destruição e tristeza que assombra o local do acidente, o qual vitimou seis pessoas na manhã desta quarta-feira (10), na BR-163, entre e Anhanduí.

Trabalhadores recolhem os destroços da tragédia que envolveu duas carretas, um caminhão e um carro de passeio e tentam entender como tudo aconteceu. No momento em que retiravam parte da cabine, apenas a parte traseira com o símbolo da medalha de São Bento emergiu inteira do barranco.

A imagem é usada por caminhoneiros para trazer proteção durante as longas viagens e contra os perigos das rodovias. O próprio São Bento usou da medalha para se proteger contra morte durante sua vida.

Segundo a tradição católica, a medalha serve como guia para os caminhos de luz e como proteção contra as forças do mal.

acidente
Imagem estampada na lataria estava intacta (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Seguir o caminho da luz

De grande simbolismo para a fé católica, o símbolo estampado estava acompanhado da foto de uma pessoa ainda não identificada, podendo ser de uma das vítimas. Na linha vertical da cruz, lê-se: “C S S M L”, o que quer dizer: Crux Sacra Sit Mihi Lux (A Cruz Sagrada Seja a Minha Luz, em português).

A linha horizontal da mesma Cruz diz: “N D S M D”, o que significa: Non Draco Sit Mihi Dux (em português, Não seja o dragão o meu guia). Para os católicos, os dizeres significam que o fiel deve ser guiado e seguir pelo caminho da luz e não das trevas (ali representada pelo dragão).

Acidente matou seis

O acidente aconteceu no início da manhã desta quarta na BR-163, entre Campo Grande e Anhanduí. Num Chevrolet Onix estava o casal Fernanda Lopes e Daniel. Nas carretas, outros três faleceram.

No início desta tarde, uma equipe da cooperativa de alimentos responsável pela carga dos 210 suínos foi até o local e informou que na carreta havia dois motoristas. A informação inicial era que apenas uma pessoa, o motorista, havia morrido.

Conforme a reportagem do Jornal Midiamax apurou, o corpo do outro homem foi localizado embaixo dos destroços, totalizando seis vítimas.

O delegado Willian Rodrigues, da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento) Cepol, que atendeu ao acidente, disse que o motorista do caminhão dos porcos tentou a ultrapassagem e acabou batendo nos outros veículos que vinham no sentido contrário. 

Casal que morreu tinha planejado viagem havia 1 mês

Elvis Ajala, de 42 anos, cunhado de Fernanda, disse ao Jornal Midiamax que todos estavam a caminho da praia, e que Fernanda e o marido iriam acompanhá-los, ele e a mulher, que não conheciam a praia. Ainda segundo ele, a viagem foi planejada havia 1 mês.

O ponto de encontro entre os casais seria um posto de em Anhanduí. Elvis falou que saiu de e ficou na espera e quando Fernanda e o marido não chegaram ficou sem entender o que estava ocorrendo. Assim, ele pegou o carro e voltou na rodovia quando viu o acidente, “uma fatalidade”. 

Eles iriam passar sete dias em Itapajé, . Uma das carretas que se envolveu no acidente acabou tombando a uma altura de seis metros, e segundo informações passadas ao Midiamax, a carga espalhada dificultou a análise da dinâmica do acidente.

Um policial chegou a parar um outro caminhão alto que estava na para subir no veículo e conseguir ver uma das carretas tombadas e um carro.