Na Rua Ângelo Serenza, em que moradores viram poste pegar fogo durante temporal nesta quinta-feira (21), o assunto na manhã desta sexta (22) não era outro. Quem não presenciou a cena no bairro Guanandi, em Campo Grande, soube hoje pelos vizinhos e se assustou com a situação inusitada.

Neuza Dias de Matos, de 52 anos, é moradora da Rua Ângelo Serenza há 23. Para a reportagem, ela explica que estava assistindo televisão, quando, por volta das 16h, percebeu a energia oscilar, enquanto o temporal caía lá fora.

Foi então que ela recebeu uma mensagem da vizinha, alertando que parte da fiação do poste estava em chamas e que ela devia retirar todos os eletrodomésticos da tomada.

Para conferir o que acontecia, Neuza saiu da residência e encontrou uma viatura da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) que passava pelo local e prestou apoio. Segundo a moradora, sua vizinha entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que alertou que, por segurança, as chamas não deviam ser contidas por elas. Neuza afirma que nenhuma equipe do Corpo de Bombeiros chegou a ir ao local, mas o fogo cessou com a chuva que caía no momento.

“Quando eu saí de casa já tinha uma equipe de guardas aqui na frente. Não sei quem chamou, mas eles disseram que é importante tirar essa árvore daqui, porque os fios de energia estão passando entre os galhos, o que é perigoso”, contou a moradora.

Outro morador da região conversou com a reportagem do Jornal Midiamax e contou que não sabia que a fiação tinha pego fogo, já que na sua casa a energia não sofreu instabilidade.

Ele conta que no bairro a “fiação está bem complicada, porque tem muitos fios se misturando com as árvores”. Isso estaria preocupando os moradores que não sabem se há risco para a segurança de quem mora e trafega pelo local, e temem que novos episódios como o desta quinta voltem a acontecer.

(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

O que fazer nesses casos

De acordo com o gerente de Operação da Energisa, Helier Fioravante, é preciso redobrar a atenção com a segurança em dias de chuva para evitar qualquer acidente envolvendo a rede elétrica.

“Percebeu que o tempo está mudando e há possibilidade de uma tempestade, procure um local fechado para se abrigar. Não fique em áreas abertas e descampadas, tampouco embaixo de estruturas metálicas ou árvores. Com a maior incidência de raios nesses períodos, os lugares abertos são um risco à vida de pessoas e animais”, garante.

Para quem está dentro de casa, a orientação é retirar os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas. Não use o celular até a chuva passar, a menos que seja estritamente necessário.

Por fim, se estiver dentro de um veículo durante o temporal, não pare embaixo de árvores de grande porte. Estacione em um local seguro, longe das áreas com risco de alagamentos, e permaneça no veículo até o tempo ruim passar.

(Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Fios soltos

Caso um cabo de energia caia sobre o seu veículo, mantenha a calma, fique dentro do carro sem tocar as partes metálicas e acione a distribuidora de energia imediatamente.

A concessionária de energia ainda esclarece que, caso o consumidor encontre cabos partidos sobre as ruas ou calçadas, não se aproxime em hipótese alguma. Avise a Energisa pelos canais de atendimento: 0800 722 7272, aplicativo Energisa On ou o chatbot da Gisa (WhatsApp) gisa.energisa.com.br.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.