Mutirão atende população hoje, no dia de combate ao câncer de pele
Veja onde os pontos de atendimento estão localizados no MS
Agência Brasil –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dermatologistas atenderão a população no Dia de Combate ao Câncer de Pele, neste sábado (7), em mais de 100 postos espalhados pelo país, das 9h às 15h, e que contará com a presença de mais de 2.000 dermatologistas voluntários. No Mato Grosso do Sul, os atendimentos irão ocorrer no Hospital Universitário (HU) de Campo Grande, localizado na Avenida Sen. Filinto Müler, 355, e no HU de Dourados, localizado na Rua Ivo Alves da Rocha, 558.
O mutirão acontece de forma gratuita e funciona exclusivamente com o objetivo de avaliar lesões suspeitas de câncer de pele. Mais informações podem ser acessadas aqui.
Desde o início dessa ação, em 1999, já foram realizados mais de 600 mil atendimentos, com mais de 75 mil casos de cânceres cutâneos identificados.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) disse estar comprometida em reduzir a incidência da doença e sua mortalidade, pois acredita que um país com menos diagnósticos de câncer da pele é meta alcançável. A conscientização pública é uma das formas de reduzir sua incidência, defende a SBD.
A campanha deste ano pede ao público para refletir sobre o autocuidado. O lema é Proteger a pele é proteger a saúde.
A SBD reforça que a proteção contra o câncer de pele deve ser inclusiva, acessível e adaptada às necessidades individuais. “Sua pele é a página de um futuro inesquecível”, diz a campanha, que convida cada brasileiro a cuidar de si.
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele responde por 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil. Já a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (Inca), revela números surpreendentes. São esperados aproximadamente 220,49 mil novos casos de câncer de pele por ano no triênio 2023-2025.
Neste ano, a SBD busca ampliar o alcance das suas mensagens, utilizando uma abordagem educativa e acessível para conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar o câncer de pele. O movimento abordará a importância de hábitos preventivos, como o uso de protetor solar, e incentivará a população a realizar acompanhamento médico regular.
“Nosso objetivo com a campanha Dezembro Laranja 2024 é continuar alertando a população sobre os perigos do câncer de pele que, infelizmente, ainda é o mais frequente no Brasil. A conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce é fundamental para que possamos reduzir o número de casos e, principalmente, evitar complicações graves. Queremos que todos entendam que a saúde da pele é parte integral da saúde do corpo, e a proteção deve ser uma prioridade constante”, disse Heitor de Sá Gonçalves, presidente da SBD.
A sociedade recomenda que atentar para o horário de exposição ao sol é importante, além do uso de outros acessórios.
“Uma das causas do câncer de pele é o acúmulo de sol que a pessoa pega ao longo da vida. Portanto, é preciso começar desde a infância com as medidas de fotoproteção, que incluem não se expor ao sol entre 10h e 16h, período mais crítico de incidência de raios ultravioletas (UV), reaplicar o filtro solar a cada 3 horas e utilizar as malhas UV, biquínis, maiôs e camisas”, alerta a coordenadora da campanha, Regina Schechtman, que, em janeiro, assume a presidência da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ).
Notícias mais lidas agora
Últimas Notícias
Ceia no escuro: Chuva e vento deixam turistas e moradores de Piraputanga sem energia na véspera de Natal
Segundo a Energisa, “eventos climáticos, como chuva e ventos fortes, causaram impacto na rede de distribuição
Prefeito lamenta acidente com família de Corumbá na BR-262
Menino de 8 anos morreu no acidente
Árvore cai sobre fiação durante chuva e deixa região do Chácara Cachoeira sem energia
Árvore caiu na manhã desta quarta-feira (25), na Rua Oceano Atlântico, bairro Chácara Cachoeira
Família voltava de Campo Grande para Corumbá quando sofreu acidente em que menino morreu na BR-262
Quando a equipe da PRF chegou ao local, o motorista estava abraçado ao corpo da vítima
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.