Em meio às tensões no Oriente Médio, um homem ainda não identificado invadiu o consulado do Irã em Paris, na manhã desta sexta- (19). Ele ameaçava se explodir, mas foi preso pela polícia local.

O episódio acontece horas após os ataques feitos por Israel ao Irã, em resposta a outros ataques feitos no fim de semana pelo Irã no território israelense com uso de drones.

De acordo com informações da GloboNews, a polícia de Paris conseguiu imobilizar o homem, que não teve sucesso na tentativa de explosão. Informações iniciais apontam que ele carregava um cinto com explosivos.

Tensão entre Irã e Israel

O grupo do G7 divulgou comunicado, após reunião dos ministros de Relações Exteriores em Capri, na Itália, no qual reafirma seu apoio à segurança de Israel e condena o ataque do último fim de semana do Irã contra o solo israelense, qualificando-o como “sem precedentes”.

A nota oficial, divulgada nesta sexta-feira, 19, não traz referência ao aparente ataque de Israel contra Isfahan, no Irã, ocorrido na última madrugada.

O G7, formado por , , Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão, teve reunião de ministros também com a presença do Alto Representante da União Europeia. O grupo qualifica a ação iraniana como “um passo inaceitável para a desestabilização da região e uma maior escalada, que precisa ser evitada”. “Nós pedimos a todas as partes, tanto na região quanto fora, que ofereçam sua contribuição positiva para este esforço coletivo” pela paz, diz o texto.