O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta terça-feira (7) a atualização da Coleção de Mapas Municipais 2022. Todas as 79 cidades de Mato Grosso do Sul estão com o mapeamento atualizado, produzido a partir da Malha Municipal Digital.

Com a atualização, o sistema abriga recursos de pesquisa detalhada, com informações geográficas e estatísticas associadas aos Censos, às Pesquisas Domiciliares e às Estimativas Populacionais Anuais. Os mapas apresentam a divisão político-administrativa dos 5.568 municípios brasileiros, do Distrito Federal e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

Há detalhamento da delimitação de áreas especiais, como terras indígenas, territórios quilombolas, projetos de assentamentos e unidades de conservação, além da delimitação das áreas urbanas, informações sobre o sistema viário e hidrografia das regiões.

“Os Mapas Municipais abrangem um panorama de todo país, com foco na comunicação funcional e simplificada, contemplando os seguintes níveis de informação: divisão político-administrativa, considerando as fronteiras internacionais, divisas estaduais, limites municipais e a divisão intramunicipal (Distritos e Subdistritos); delimitação de Áreas Especiais: terras indígenas oficialmente delimitadas, Territórios Quilombolas oficialmente delimitados, projetos de Assentamentos e Unidades de Conservação; delimitação das áreas urbanas das cidades, vilas e núcleos urbanos; principais localidades rurais; pontos de referência locais; informações sobre o sistema viário e Hidrografia”, explicou Diogo Nunes da Silva, gerente de Infraestrutura de Dados e Serviços da Coordenação de Estruturas Territoriais.

Estes mapas foram gerados em linguagem Python a partir de um aplicativo criado no IBGE, combinando geosserviços de dados vetoriais dos bancos do IBGE e os melhores insumos existentes e, também, dados das operações censitárias com devidos armazenamentos de dados (2007, 2010, 2017 e 2022), dados de bases cartográficas diversas do IBGE, geosserviços gratuitos e os resultados dos trabalhos de campo de atualização, realizados pelas agências do IBGE.