Refrigeração estraga, Santa Casa transfere pacientes e atrasa cirurgias de trauma

Setor passa por alterações temporárias, o que altera a lista de procedimentos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Santa Casa de Campo Grande (Arquivo Midiamax)

Pacientes internados no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Trauma reclamam da espera de mais de 15 dias para cirurgias na Santa Casa de Campo Grande. O hospital relata que o setor precisou ser realocado temporariamente para o Centro Cirúrgico do Trauma, desativado durante a pandemia de covid-19.

Segundo o diretor técnico da Santa Casa, Dr. William Lemos, a recente alteração na Unidade de Trauma não está relacionada à superlotação. A medida foi tomada devido a necessidades estruturais e operacionais. O CTI do Trauma tem 12 leitos e estava funcionando normalmente.

No entanto, o Centro Cirúrgico do trauma, desativado durante a pandemia para receber pacientes infectados, não foi reativado após o período pandêmico devido à necessidade de reformas estruturais extensas.

“No início do segundo semestre de 2024, o sistema de ar-condicionado do CTI do Trauma sofreu avarias significativas. A temperatura elevada dificultou a manutenção do ambiente adequado para os pacientes. Após avaliação técnica conjunta, foi decidido realocar temporariamente o CTI para o Centro Cirúrgico do Trauma desativado”, diz a nota.

Manutenção

Duas empresas foram contratadas para reparar o ar-condicionado, mas não conseguiram devido aos altos custos e falhas no sistema. Como solução, foi iniciada a fabricação de uma nova peça, juntamente com um plano de reforma estrutural.

Durante o período da covid-19, o setor foi adaptado com estruturas improvisadas para isolamento de pacientes. Com a reforma do ar-condicionado, estão sendo implementadas divisórias mais adequadas e repartições de drywall, alinhadas às normas da Vigilância Sanitária.

“Após a conclusão das reformas, o CTI retornará ao seu setor original, e o Centro Cirúrgico do trauma passará por um processo de reativação, incluindo a aquisição de novos equipamentos. Reforçamos que essa medida visa melhorar a infraestrutura e garantir a qualidade do atendimento. A alteração não impacta a disponibilidade de leitos, que continuam sendo utilizados normalmente”.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados